Momento de Gravataí empolga o mercado, avalia presidente da Acigra

Momento de Gravataí empolga o mercado, avalia presidente da Acigra
Continua Depois da Publicidade

Quarto município com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Rio Grande do Sul, uma das 100 cidades que mais cresce no Brasil, Gravataí apresenta perspectivas interessantes para 2020. Nos últimos dias a Havan recebeu o alvará para iniciar as obras no município, foi confirmada a instalação de um centro de distribuição do Mercado Livre na cidade e, na última sexta-feira (01), o prefeito Marco Alba anunciou que mais uma gigante mundial está para chegar.

Continua Depois da Publicidade
Presidente da Acigra, Régis Albino. Foto: Giro de Gravataí/Especial

O otimismo contrasta com um momento em que a economia do Rio Grande do Sul e do Brasil ainda enfrentam dificuldades, e, neste cenário, conversamos com Régis Albino Marques Gomes, presidente da Acigra (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí) por dois mandatos consecutivos, que conclui sua gestão no fim deste ano.

Ele lembra que a cidade não passou ilesa pela tormenta. “Não é que Gravataí esteja em um outro momento, tem muita crise também, a gente vê na área do comércio, muitas empresas ainda em crise. Na própria Acigra, neste ano, perdemos vários associados em função de fechamento, empresas mudaram de ramo”, lamenta.

Continua Depois da Publicidade

Contudo, o dirigente comemora os avanços. “Por outro lado, tivemos boas notícias para a cidade. A própria administração pública dá sinais de melhora, uma reorganização do governo. A GM que vai lançar um carro novo, é um avanço. Proporciona outras empresas de se instalarem, de virem para cá”, comentou, lembrando também a instalação da Havan.

Régis avalia que o momento vivido é resultado de uma estrutura construída há mais tempo. “Há seis, sete anos, Gravataí fez vários condomínios, muitos investidores vieram para cá e agora está respingando. Então, a gente está respondendo a todo um investimento que foi feito, que começa a evoluir e começa a se mostrar”, constatou. De acordo com o empresário, o cenário “empolga” e influencia positivamente a economia. ”Mercado funciona muito na empolgação e no momento, quando tu vês empreendimento sendo instalados, ampliando, isto dá um ânimo para que a cidade cresça”, completou.

Continua Depois da Publicidade

Ele também elogiou o poder executivo do município, que conseguiu equilibrar as contas. “A própria duplicação das pontes, faz quantas décadas que se discute isso? Só foi possível quando a prefeitura conseguiu fazer um financiamento, depois de ter sanado um pouco das suas dívidas”.

Crença no Brasil e no Rio Grande do Sul

Para Régis, o município vive um bom momento enquanto o Rio Grande do Sul e o Brasil também estão começando uma retomada, ainda que de forma mais lenta. “É um reflexo das ações políticas, como a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista. Até o mercado externo começa a ver o Brasil como uma possibilidade de retomada do crescimento”, observou.

Continua Depois da Publicidade

O presidente da Acigra vê de maneira otimista os rumos que o Brasil vem tomando, mesmo com as disputas políticas. Mesma visão que tem sobre as decisões tomadas no Palácio Piratini. Para ele, as privatizações e parcerias público-privadas “dão um ânimo para o empresário investir”

Novo sede da Acigra vai sair do papel. Foto: Acigra/Divulgação

Marco para a associação

Na reta final de seu mandato, Régis festeja a nova sede, que a entidade irá inaugurar. “Estamos há décadas querendo uma sede nova, ampliar os serviços. E culminou com este momento em que a gente pode anunciar o início da nossa nova sede, já iniciamos a mudança para a sede provisória, festejou.

Continua Depois da Publicidade

O novo endereço é um prédio com quatro andares, em parceria com as Lojas Paludo, que também estão chegando a Gravataí. Para o presidente, a mudança vai possibilitar um aumento na qualidade do serviço prestado.

“Tendo a Acigra deste tamanho, a gente pode oferecer determinados serviços ao nosso associado, como plano de saúde, certificado digital, análise de crédito, cursos. Claro que com um prédio bem maior, a gente vai poder ampliar os serviços, o nosso atendimento”.

Régis salienta que esta é uma conquista de toda uma gestão. “Presido uma entidade que tem mais de 800 associados e tem vinte e poucos diretores, então é uma análise de uma gestão muito positiva a participação da diretoria”, comentou.  “Talvez depois da fundação, esta sede nova é o segundo grande marco”, destacou.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…
Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo em Gravataí

Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo…

  A Prefeitura de Gravataí iniciou, no início da semana, ações de limpeza nas extensões da Avenida Marechal Rondon e Rua…
Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em Gravataí

Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em…

  Na noite deste domingo (14), uma jovem funcionária de uma farmácia em Gravataí foi alvo de importunação sexual, conforme registrado…