Megaoperação contra o crime organizado em Gravataí prende mais de 30 suspeitos

Megaoperação contra o crime organizado em Gravataí prende mais de 30 suspeitos
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta sexta-feira (06) a Polícia Civil, em parceria com a Brigada Militar e a SUSEPE, conduziu a Operação Triunvirato, coordenada pela Delegada Fernanda Amorim da Delegacia de Homicídios de Gravataí. Até o momento, 32 indivíduos foram detidos, e foram apreendidos 119 caça-níqueis, cigarros e drogas.

Continua Depois da Publicidade

Um contingente formado por mais de 900 policiais civis, 200 policiais militares e cerca de 100 agentes penitenciários executou 148 mandados de busca e apreensão, juntamente com 42 mandados de prisão preventiva. A investigação contra o grupo começou com a tentativa de homicídio de um adolescente que foi sequestrado para ser torturado e morto.

No entanto ele foi resgatado pela Brigada Militar. O caso ocorreu em outubro de 2020 e passou então a ser apurado pela Delegacia de Homicídios de Gravataí. A partir dessa investigação a polícia desvendou um esquema que envolvia tráfico de drogas, armas, extorsão e jogos de azar.

Continua Depois da Publicidade

Durante os três anos, a polícia identificou que o grupo, que tem como reduto a Rua da Ladeira, na Morada do Vale II, tinha um esquema organizado de reinvestimento do dinheiro oriundo do tráfico de drogas. O grupo criminoso adquiria imóveis e salas comerciais, buscando diluir o dinheiro ilegal do tráfico. Ainda segundo a polícia, a facção também investia em pequenos e médios negócios.

Além de Gravataí as medidas cautelares foram executadas em várias cidades, incluindo Porto Alegre, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul, Viamão e Florianópolis, Santa Catarina.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, foram realizadas diligências em várias prisões, como a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), a Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) e a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.

A operação contou com o apoio da Divisão Aérea da Polícia Civil, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil, da Brigada Militar e da SUSEPE, bem como com cães farejadores de drogas e armas. A Delegada Fernanda Amorim, responsável pelas investigações, destacou a importância de isolar os suspeitos da sociedade e reunir provas para comprovar o crime de organização criminosa.

Continua Depois da Publicidade

O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado de Polícia Mario Souza, afirmou que esta é “a maior operação contra homicídios e crime organizado de 2023” e que terá um impacto significativo na organização criminosa que autorizou homicídios no Rio Grande do Sul. Ele enfatizou a importância da colaboração entre as forças de segurança, como parte do plano operacional contra homicídios e crime organizado implementado em 2022, envolvendo a Polícia Civil, a Brigada Militar e a SUSEPE.

Os detidos serão encaminhados ao sistema prisional.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mais de 30 carretas com água potável envasada pela Baly serão enviadas ao RS

Mais de 30 carretas com água potável envasada pela…

  Em meio à maior enchente da história do Rio Grande do Sul, que afeta mais de 1,3 milhão de pessoas…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e novo boletim registra 5,74m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e novo boletim…

  Mesmo com o retorno da chuva desde a sexta-feira, o nível do Rio Gravataí segue registrando declínio gradual. Neste domingo…
Banco de dados busca ajudar população dos abrigos de Gravataí a reencontrar familiares

Banco de dados busca ajudar população dos abrigos de…

  Para facilitar o reencontro de quem está nos abrigos da cidade com a família, a Prefeitura de Gravataí disponibiliza um…