Marco Alba autoriza e pavimentação histórica da Estrada Municipal começa

Marco Alba autoriza e pavimentação histórica da Estrada Municipal começa
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeito Marco Alba deu o “canetaço” e autorizou a pavimentação da Municipal. Paulo Oliveira/Prefeitura Municipal de Gravataí

O prefeito Marco Alba assinou no início da tarde desta quarta-feira, 26, a ordem de início das obras de pavimentação da Estrada Municipal, no bairro Neópolis. De chão batido, a via de 2,5 quilômetros liga a Avenida Itacolomi à ERS-020. O valor aproximado é de R$ 3,5 milhões, e o prazo de conclusão dos trabalhos é de oito meses.

Continua Depois da Publicidade

A obra é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras Públicas (Smop), com financiamento com o Banco do Brasil, e execução da Ecovilla Construções. O banco disponibiliza recursos aos municípios que apresentam uma boa gestão fiscal e são liberados de acordo com os projetos que estão em andamento, não havendo comprometimento de prazos.

Ao assinar a ordem de início, o prefeito se disse satisfeito em poder fazer o que é obrigação do poder público, que é dar qualidade de vida às pessoas que moram em Gravataí. “Estamos realizando uma série de obras através de financiamentos porque agora temos condições de pagar, já que arrumamos a casa, colocamos as contas sob controle e limpamos o nome da Prefeitura.”

Continua Depois da Publicidade
Conforme a prefeitura, os 2,5 quilômetros de estrada serão pavimentados – Foto: Paulo Oliveira

Segundo o prefeito, este modelo de financiamento com o Banco do Brasil é seguro porque garante que a obra não irá parar. “Aqui o trabalho é medido e pago. Assim, não se corre o risco de a empresa que está fazendo a obra quebrar por conta de falta de repasses, como acontece em convênios com os governos estadual e federal.”

Sobre este assunto, Marco foi categórico afirmando que não serão mais feitos convênios com o Estado ou a União: “Não farei mais nenhum tipo de convênio porque tanto o Estado quanto o governo federal não cumprem a parte deles e nada acontece. Daí ficamos com obras e precisamos brigar para poder concluir com os nossos recursos. Estou evitando esse tipo de relação que não nos leva a nada.”

Continua Depois da Publicidade

As fases da obra 

O prefeito explicou que até o meio da próxima semana estarão sendo realizados os serviços de topografia. Logo após se inicia a obra de canalização da rede pluvial e drenagem. “Esta é uma das partes mais importantes desta obra, que terá início na ponte e dali se encaminhará para as duas pontas, que são tanto a ERS-020 como a Avenida Itacolomi. Só depois disso feito é que se inicia a preparação da via para o tão sonhado asfalto.”

O prefeito destaca que a cerimônia de ordem foi feita na esquina da Estrada Municipal com a ERS-020 por se entender que, mesmo sendo uma obrigação do poder público, a conquista da comunidade precisava ser celebrada. “Celebramos junto porque conseguimos construir os mecanismos e as ferramentas estruturais e financeiras para dar início a uma obra tão importante para esta comunidade.”

Continua Depois da Publicidade
Vereadores participaram do ato – Foto: Paulo Oliveira
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Gravataí terá a maior clínica pública de atendimento a animais domésticos do RS

Gravataí terá a maior clínica pública de atendimento a…

  A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, assinou a ordem de início para a…