- Economia
- 13 de setembro de 2021
Marca de roupas de Gravataí doa parte dos lucros para quem precisa
Em Gravataí, o sonho virou verbo e o Verbo virou marca, a Verbo Urbano, que estampa camisetas, moletons, bonés, máscaras, entre outros. Mas a empresa de Gravataí possuí um diferencial, a solidariedade. Para entender a razão de ser da marca, criada ano passado, é preciso conhecer uma história um pouco maior, que teve seu ponto crucial em 2014.
No ano em que o Brasil sediava a Copa do Mundo de futebol, Daniel Lima dos Santos vivia as dificuldades impostas pela dependência química. Naquele ano, o rapaz, então com 28 anos, precisou ser internado. “Foi um divisor de águas na minha vida”, define o empreendedor, que recebeu encontrou no projeto Desafio Jovem, a ajuda para a recuperação.
Desde então, Daniel dividia seu tempo entre a igreja evangélica da qual participa, os projetos sócio culturais em que está engajado e o trabalho em uma indústria de Gravataí. Com dificuldades para conciliar tantas atividades, ano passado, resolveu abraçar o desafio de deixar o emprego e criar a sua própria empresa.
“Vi através da marca de roupa uma forma de ser expressivo, através da arte, cultura e tudo mais, algo que eu sempre gostei. Sempre gostei da cultura de rua”, explica, lembrando que viu na iniciativa, também, uma forma de ajudar os projetos que buscam auxiliar quem precisa. Para isso, Daniel decidiu que 10% dos lucros da empresa são destinados a dois projetos.
Um deles é o Meet das Princesas, que busca ajudar garotas de programas cis e trans em situação de vulnerabilidade da Região Metropolitana, com grupos de apoio, além de oficinas para propor alternativas à prostituição. O outro é a Comunidade Terapêutica Amor ao Próximo, de Gravataí, dedicada ao apoio a moradores de rua.
Interessados podem conhecer e adquirir os produtos da Verbo Urbano pelo Instagram e pelo site da marca.