• Geral
  • 25 de maio de 2021

Manifestação contra a proibição das carroças reúne centenas em Gravataí

Manifestação contra a proibição das carroças reúne centenas em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Carroceiros se reuniram em frente à Câmara. Foto: Juliano Piasentin/Giro de Gravataí

A tarde desta terça-feira (25) foi mais uma vez agitada em frente a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí. Centenas de manifestantes protestaram contra o Projeto de Lei nº 65/2021, de autoria da vereadora Márcia Becker (MDB), busca a proibição do uso de carroças na área urbana do município.

Continua Depois da Publicidade

A manifestação foi uma forma encontrada pelos carroceiros da cidade que tem na utilização dos cavalos a única forma de sustentar suas famílias. Segundo eles, a situação piorou com a pandemia. O carroceiro João Silva afirmou que os R$150 reais do auxílio emergencial são utilizados para comprar o gás do mês, além de um quilo de feijão, um quilo de arroz e mais o azeite, não restando muito para outras necessidades.

Gabriela relatou que em seu caso o pai já é idoso e não tem condições de puxar um carrinho de materiais reciclados pela cidade e assim a sua única forma de trabalho é a carroça, com o cavalo sempre bem cuidado. Sua amiga Carine da Silva reforçou que os animais são bem cuidados, sempre bem alimentados, com ferraduras apropriadas além da saúde, Sendo assim é contrária ao projeto, que “coloca todos no mesmo barco”, ela e outros carroceiros se declaram a favor das punições aplicadas em caso de maus tratos.

Continua Depois da Publicidade

Do outro lado da história está a vereadora Márcia Becker (MDB), que chegou a Câmara durante o protesto e afirma não ter recebido nenhuma reivindicação sobre alguma mudança no projeto, ao contrário, vem recebendo ameaças. Sobre a manifestação diz que era uma pressão esperada desde sua apresentação e que está disponível para conversar com representantes dos carroceiros, desde que agendado com sua assessoria.

Uma reunião está marcada para às 14h desta quarta-feira (26), o encontro terá a presença de um representante dos condutores dos veículos, um representante do poder Legislativo além de um representante do Poder Executivo, enquanto isso uma nova manifestação foi convocada para a semana seguinte no dia 1º de junho.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…