Mais duas ambulâncias para salvar vidas em Gravataí

Mais duas ambulâncias para salvar vidas em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto | Hiuri Souza | Prefeitura Municipal de Gravataí

Gravataí passou a contar desde a última sexta-feira, 4, com mais uma nova ambulância para atendimento à população. O veículo, adquirido a partir da Consulta Popular 2016, está avaliado em R$ 165 mil, e integrará a frota da Central de Ambulâncias, composta por outras oito viaturas para realização de atendimentos de baixa complexidade.

Continua Depois da Publicidade

O secretário municipal da Saúde, Jean Torman, também aproveitou a ocasião para expor o segundo veículo adquirido também via Consulta Popular, que está em funcionamento na cidade há cerca de seis meses e avaliado em R$ 210 mil.

Segundo o secretário, desde 2013, Gravataí contabiliza avanços no setor de Urgência e Emergência, tendo adquirido quatro novas ambulâncias para o SAMU (duas em 2013, uma em 2015 e uma em 2017), e outras duas ambulâncias próprias para serviços de baixa complexidade. “Investir em Saúde e no cuidado com as pessoas sempre foi uma prioridade na gestão do prefeito Marco Alba, e essas novas ambulâncias garantirão mais agilidade e conforto na prestação de serviços à população”, destacou Jean.

Continua Depois da Publicidade

Além dos veículos da Central, Gravataí conta com outras seis ambulâncias para atendimento de urgência e emergência do SAMU – Serviço Móvel de Urgência e Emergência.

SAMU

A frota de ambulâncias do SAMU é acionada pelo 192, que atende chamados de urgência e emergência em Gravataí e Cachoeirinha. É composta por três veículos em operação 24 horas, sendo uma UTI móvel, denominada suporte avançado. Neste veículo, a equipe de atendimento é integrada por médicos e enfermeiros.

Continua Depois da Publicidade

Já as outras duas ambulâncias são de suporte básico, compostas por técnicos em enfermagem. O SAMU de Gravataí conta ainda com outras três ambulâncias para apoio técnico – caso alguma delas tenha que receber serviços de manutenção como troca de óleo, geometria e balanceamento.

Foto | Hiuri Souza | Prefeitura Municipal de Gravataí

Central de ambulâncias

Já a Central de Ambulâncias é acionada pelas Unidades de Saúde para realização de atendimentos de baixa complexidade. Segundo o coordenador da política de Urgência e Emergência da SMS, Leonardo Machado, o município possui nove veículos. “Destes, cinco ambulâncias são terceirizadas, outras três são próprias da SMS, além de dispormos também de uma minivan modelo Chevrolet  Spin”, afirmou o coordenador, informando que a media de deslocamento mensal de cada uma é de cerca de seis mil quilômetros.

Continua Depois da Publicidade

Os veículos são utilizados para serviços de transporte de pacientes das unidades de saúde para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 Horas e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, remoção desses para realização de exames no Hospital Dom João Becker,  transferência de pacientes de Gravataí para hospitais de Porto Alegre, transporte de acamados para consultas eletivas na Capital e também para sessões de hemodiálise.

Foto | Hiuri Souza | Prefeitura Municipal de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas das enchentes no RS

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas…

  Em parceria com o Cáritas Arquidiocesano, o Vicariato de Gravataí realiza uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de…
Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem desabrigados em Gravataí

Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem…

  Enquanto em alguns pontos da cidade, o volume de água baixou, em outros os alagamentos ainda são motivo de apreensão…
Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva Gravataí; confira fotos do local

Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva…

  Na tarde desta sexta-feira (3/5), o Giro de Gravataí esteve na Vila Rica, um dos bairros atingidos de forma mais…