Mais de um mês após golpe usando o nome da OAB, ‘tonelada’ segue foragido e desafia a polícia

Mais de um mês após golpe usando o nome da OAB, ‘tonelada’ segue foragido e desafia a polícia
Continua Depois da Publicidade
Criminoso foge das autoridades há mais de um mês.

Aos 53 anos, Jeferson Cesar Raninek, conhecido no mundo da vigarice como ‘tonelada’ desafia as autoridades e já está foragido há mais de um mês. Em setembro ele e outros dois comparsas protagonizaram um dos golpes mais audaciosos já presenciado pelas autoridades policiais; utilizar da sede da OAB para simular uma falsa compra de aparelhos celulares. 

Continua Depois da Publicidade

O caso foi noticiado pela reportagem do Giro de Gravataí no dia 17 de setembro quando tonelada e um comparsa, identificado pela polícia e preso, simulou a compra de celulares em pelo menos duas lojas do município. 

Ao pedir que a entrega fosse realizada na sede da OAB na cidade, ele esperou que a atendente da loja chegasse, utilizou uma das salas de atendimento do prédio para que ela o mostrasse os aparelhos e deixou a sala informando que mostraria para o colega ao lado, deixando a sede com os aparelhos. 

Continua Depois da Publicidade

A pesar da audácia, que impressiona até mesmo os policiais, tonelada já havia tentado aplicar os mesmos golpes em diferentes cidades do RS. O último bem sucedido havia ocorrido em Santa Cruz do Sul, quando negociou em uma joalheria, objetos de valor. A tática usada por tonelada foi a mesma; utilizou uma das salas da sede da Ordem para dar veracidade ao interesse de compra, deixando o local com as jóias minutos depois. 

Imagem: Reprodução

Comparsas identificados 

Dias após o início das investigações por parte da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, os policiais chegaram a outros dois suspeitos do crime. Um deles, norte-americano, foi conduzido até a delegacia, prestou depoimento e foi liberado. Poucos dias depois foi preso preventivamente, apontado como o homem que aparece nas dependências da OAB de Gravataí, ao lado de tonelada. 

Continua Depois da Publicidade

Um terceiro suspeito também foi conduzido para depoimento. Ele seria o responsável por dirigir o veículo que levava a dupla aos locais, e também cuidava o movimento de policiais do lado de fora.

Mesmo com os três identificados, a dificuldade é para prender tonelada, que desde então é considerado foragido. Além disso, o criminoso já figurou a lista de procurados das polícias do Paraná e Santa Catarina. Em seu histórico tonelada possui 13 antecedentes por estelionato. Oito deles resultaram em prisões, porém nenhuma delas o segurou preso. A Polícia Civil recebe informações pelo Disque-Denúncia – 181.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…