Luís Felipe | Vereador e ambientalistas alertam para o baixo nível do Rio Gravataí e pedem consumo consciente da água

Luís Felipe | Vereador e ambientalistas alertam para o baixo nível do Rio Gravataí e pedem consumo consciente da água
Continua Depois da Publicidade
O vereador Paulinho da Farmácia (MDB) esteve na APN-VG Associação de Preservação da Natureza do Vale do Rio Gravataí. Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (9), o vereador Paulinho da Farmácia (MDB) esteve na APN-VG (Associação de Preservação da Natureza do Vale do Rio Gravataí), acompanhado de seus assessores Paulo Burmycz e João Augusto, onde se reuniram com o geólogo Sérgio Cardoso, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí. Em pauta, os baixos níveis do Rio Gravataí ocasionados pela escassez de chuvas.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com Cardoso, na data do encontro, o Rio Gravataí apresentava 1,24m na estação de água de Alvorada/Viamão da Corsan, índice considerado muito baixo.  O geólogo também alerta: se o nível do Rio Gravataí chegar a 1m, é instituído o rodízio de bombeamento da água entre agricultura e abastecimento público, regulamentado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado, através da Resolução 352/2019.

O que diz a Resolução:

Quando o nível do Rio Gravataí atingir o nível de alerta, que é de 1m na estação de captação de Alvorada/Viamão da Corsan, o bombeamento de água para irrigação será interrompido por dois dias, autorizado pelos três dias seguintes, sendo interrompido novamente por dois dias, assim sendo consecutivamente.
Se o Rio Gravataí chegar ao nível crítico, que é de 50cm na Estação de captação de água de Alvorada/Viamão, a captação para irrigação será suspensa.

Continua Depois da Publicidade

Diante do contexto preocupante, Paulinho faz um apelo aos gravataienses. “Precisamos cuidar da nossa preciosa água de forma responsável. É fundamental reaproveitarmos água para tarefas domésticas, reservando a água potável somente para atos essenciais, como consumo e preparo de alimentos.”

COMENTO: A Câmara Municipal devolve anualmente milhões de Reais aos cofres da prefeitura por não usar todo o seu orçamento, algo em torno de 20 milhões de reais. O legislativo poderia pegar uma pequena parte desta “sobra” e liderar, através da sua comissão de Meio Ambiente, campanhas de conscientização na comunidade, mas não no verão quando o rio seca e sim durante o ano, quando temos “água de sobra” e um festival mangueiras lavando carros e calçadas com água potável.
Está de parabéns o vereador Paulinho da Farmácia por ir até a APN e ouvir de quem sabe!

Continua Depois da Publicidade

Em tempo: A coluna segue aberta aos vereadores que queiram divulgar suas atividades no período de férias parlamentares.

Com informações da assessoria.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…