Luís Felipe | Câmara aprova requerimento que exige que prefeito pague Piso Nacional do Magistério aos professores de Gravataí

Luís Felipe | Câmara aprova requerimento que exige que prefeito pague Piso Nacional do Magistério aos professores de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Sessão aprovou o requerimento por unanimidade. Foto: Luís Felipe Teixeira/Giro de Gravataí

Em uma sessão onde as veias do MDB de Gravataí estiveram abertas e o foco do debate ficou entorno da abrupta substituição do vereador Alan Vieira pelo veterano vereador Nadir Rocha na Liderança da Bancada do MDB, a vereadora de oposição Rosane Bordignon (PDT) conseguiu aprovar, por unanimidade, requerimento que solicita, de forma urgente, que o prefeito Marco Alba cumpra a lei federal 11.738, conhecida como a Lei do Piso Nacional do Magistério. Unanimidade significa que até os vereadores do MDB votaram sim ao pedido.

Continua Depois da Publicidade

O que diz o requerimento:

Requerimento solicita o pagamento do piso de forma urgente.

O governo federal anunciou no mês passado um reajuste de 12,84% no piso do magistério para 2020. O anúncio foi feito pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, em live no Facebook. Com a revisão, o valor do piso para os professores da rede pública da Educação Básica passou de R$ 2.557,74 para R$ 2.888,24. Conforme o MEC, esse é o maior aumento em reais desde 2009.

Continua Depois da Publicidade

Procurada para falar sobre a votação, Rosane Bordignon respondeu que “os vereadores demonstraram responsabilidade, uma vez que são legisladores, e fiscais da execução das leis. Portanto, votaram pelo cumprimento imediato da lei do Piso Nacional do Magistério, o que eu espero que aconteça na próxima folha de pagamento”.

Nadir Rocha, Líder da Bancada do MDB, não respondeu nenhuma das mensagens enviadas através do whatsapp.

Continua Depois da Publicidade

No português correto, “marcaram toca” os vereadores da base de apoio ao governo Marco Alba que poderiam ter solicitado ao presidente Neri Facin que o requerimento 233/2020 fosse votado separadamente, como ocorre quando a oposição propõe medidas desta natureza, e então reprova-lo. Vão dizer que requerimento não tem força de lei e que o prefeito não é obrigado a cumprir.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…