- Mercado Imobiliário
- 31 de agosto de 2023
Líder na administração de condomínios em Gravataí, imobiliária facilita rotina do síndico e moradores
Se você é morador de condomínio, síndico ou possui um negócio em edifício comercial compreende a importância de uma boa gestão para que as demandas sejam atendidas com agilidade, a convivência seja harmoniosa e a rotina flua sem grandes percalços. Há 62 anos no mercado, a Pessato Negócios Imobiliários percebeu a necessidade de agregar aos serviços a administração de condomínios. A imobiliária implantou o setor há mais de duas décadas e segue líder no segmento.
“Passamos a realizar a administração de condomínios devido ao crescimento da cidade, a proposta de ser uma imobiliária completa e para atender proprietários e construtoras parceiras”, explica a controller da Pessato, Patrícia Michels. Neste departamento, a empresa oferece diversos serviços que abrangem assessoria jurídica, gestão financeira, planejamento e gestão, departamento pessoal, compras e manutenções.
A Pessato considera que ter se tornado uma referência nessa área é resultado de sua tradição e ética no mercado imobiliário, além do excelente relacionamento com clientes e empenho da equipe em atendê-los com rapidez e transparência. “Um de nossos diferenciais é o acesso do síndico e do condômino à empresa. Grandes administradoras dificultam o atendimento ou você precisa passar por muitas pessoas. Na Pessato, os setores de cobrança e jurídico são próprios, o que proporciona segurança para o cliente. E também fornecemos as mesmas tecnologias e opções das grandes administradoras, porém com atendimento humanizado. Cada síndico ou condomínio tem sua assessora responsável, o que facilita o acesso à imobiliária”, relata Patrícia.
Outro diferencial da administradora de condomínios é a utilização de um aplicativo próprio, disponibilizado para os clientes acessarem através do celular, tablet ou computador várias informações. No app é possível conferir, por exemplo, avisos referentes às atividades do condomínio, boletos, extratos, atas e documentos, além de liberar a entrada de convidados e prestadores de serviços pelo celular.
Parceria solidificada na confiança
O Residencial Athenas, construído há 12 anos no bairro Dom Feliciano, é um dos condomínios administrados pela Pessato. O edifício, que possui 25 apartamentos e aproximadamente 70 moradores atualmente, tem como síndico o engenheiro José Araújo Sobrinho, que reside no local há dois anos. Como profissional que preza pela organização, agilidade para cumprir as tarefas do dia a dia e transparência na gestão, o síndico revela que está muito satisfeito com a parceria da administradora. Ele conta que a relação é de confiança e contribui muito para o desempenho de suas funções no condomínio.
Segundo Araújo, contar com a assistência de uma administradora faz toda a diferença na rotina de um síndico, visto que a empresa assegura que obrigações legais do condomínio não sejam esquecidas. O morador do Athenas explica que em sua função é imprescindível conhecer a legislação vigente, estar a par das normas condominiais, porém como são muitas as responsabilidades, a assistência da Pessato torna os processos mais ágeis e eficazes. “A imobiliária trabalha com assessores de condomínios e isso possibilita uma resposta rápida às demandas do síndico”, salienta.
O engenheiro também pontua que a assessoria jurídica fornecida pela empresa é fundamental, considerando casos como os de inadimplência de condôminos, que tiveram aumento, principalmente após a pandemia.
Saiba mais sobre o suporte concedido pela administradora
Veja algumas atribuições da Pessato no departamento de administração de condomínios:
Planejamento e Gestão
Constituição e regularização do condomínio junto à Receita Federal; assessoria na obtenção de alvará junto aos bombeiros; confecção e envio das convocações para as assembleias de condôminos, mediante solicitação do síndico, bem como cartas, avisos, circulares e notificações; assistência em assembleias, desde a sua preparação, até a redação e divulgação das respectivas atas, quando solicitado; prestação mensal das contas do condomínio; assessoria em assuntos diversos, através de atendimento personalizado, com equipe setorizada e treinada para solução rápida e eficaz das demandas condominiais.
Assessoria Jurídica
Cobranças judiciais e extrajudiciais dos condôminos inadimplentes; consultas; pareceres; confecção de convenção e regimento interno e atuação em outras causas que envolvam o condomínio (ambas mediante prévia contratação).
Gestão Financeira
Emissão e envio antecipado de boletos, para pagamento através da rede bancária; serviços online, tais como emissão de 2ª via de boleto, acompanhamento das contas do condomínio; setor de cobrança direcionado à regularização efetiva da inadimplência; pagamento de taxas, tais como água, luz, gás, encargos sociais e prestadores de serviços em geral; elaboração e remessa de balancetes; assessoria contábil na retenção e recolhimento de tributos previstos na legislação; planejamento orçamentário anual, visando a redução de custos e eficiência condominial.
Departamento Pessoal
Admissão e demissão de funcionários, podendo a administradora assinar as respectivas carteiras profissionais, mediante procuração do síndico; recrutamento e seleção de pessoal; folha de pagamento; contratação e manutenção de benefícios, exclusivos e obrigatórios.
Compras e Manutenções
Orçamentos para compra de materiais de limpeza, utensílios e manutenções diversas; controle das manutenções periódicas e obrigatórias, como recarga de extintores, limpeza de caixa d’água, entre outros serviços.