Juliano Piasentin | Futebol alemão retorna sem apoio popular; Bundesliga a qualquer preço

Juliano Piasentin | Futebol alemão retorna sem apoio popular; Bundesliga a qualquer preço
Continua Depois da Publicidade
Borússia Dortmund jogou com estádio vazio. Foto: Borússia Dortmund/Divulgação

 

O futebol retornou no último sábado (16). A Bundesliga, primeira divisão do Campeonato Alemão, contou com a 26ª rodada completa depois de dois meses e meio interrompida. Cenas incomuns foram vistas nos estádios do país, o tradicional Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund não contou com a tradicional “Muralha Amarela”. O local conta com a maior média de ocupação em toda Europa e vê-lo sem os apaixonados torcedores foi uma cena deprimente.

Continua Depois da Publicidade

Afinal, o que é o futebol sem a torcida? Uma partida sem público perde completamente seu charme, seu sentido, o torcedor é a alma desse esporte, muito mais que o dinheiro da televisão e dos patrocinadores.

O incomodo gerado pela Bundesliga não afetou apenas este colunista, os torcedores do Colônia protestaram no lado de fora do Rhein Energie Stadion e utilizaram cartazes com os seguintes dizeres:  “Bundesliga a qualquer preço” e “Nosso dinheiro é mais importante do que sua saúde”. Ou seja, nem os próprios fãs queriam a volta tão precocemente e tentaram mostrar aos atletas que sim, o dinheiro falou muito mais alto para os organizadores da liga e clubes envolvidos.

Continua Depois da Publicidade

Já havia escrito sobre a insatisfação da população alemã com a volta do campeonato, o temor por aglomerações e o aumento no contingente policial preocupavam as pessoas, pelo menos neste primeiro final de semana não foram notificadas confusões. Apenas em Colônia houve a manifestação já citada, no entanto também não foi uma rodada com clássicos disputados.

Além de disputas sem torcida, o regresso do futebol contou com diversos protocolos, desde a proibição dos jogadores trocarem camisetas como forma de fair play, cumprimentos entre os atletas e até a comemorar um gol com abraços.

Continua Depois da Publicidade

A questão inclusive foi citada pelo atacante colombiano Falcão Garcia, ele que atua no Galatassaray da Turquia fez a seguinte reflexão: “não se pode comemorar com os companheiros, só que durante a partida o contato físico acontece com muita frequência. São marcação em escanteio, formação de barreira e disputas de bola durante mais de 90 minutos e não venham dizer que a bola é higienizada após cada lateral ou defesa do goleiro, foram protocolos cercados por hipocrisia das autoridades futebolísticas”.

Outra mudança partiu da FIFA, foram autorizadas cinco substituições por equipe, medida já adotada na rodada do Alemão, foram 10 jogos e 79 substituições no total. A 27ª rodada inicia na sexta-feira (22) e vai contar com o  Derby da capital entre Hertha e Union Berlim, resta saber como a torcida irá se comportar. No Brasil, o retorno parece distante, ainda bem.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha, final do campeonato municipal de futebol ocorre domingo

Em Cachoeirinha, final do campeonato municipal de futebol ocorre…

  Tiarajú e Penharol fazem a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Flash Sports Série Ouro no próximo domingo (17).…
Evento criado em memória ao jogador gravataiense Filipe Machado ocorre domingo

Evento criado em memória ao jogador gravataiense Filipe Machado…

  Neste domingo (19), ocorre a terceira edição da Taça Filipe Machado (TFM), em Gravataí. Além das partidas de futebol, o…
População de Gravataí é orientada a completar esquema vacinal contra a Covid-19

População de Gravataí é orientada a completar esquema vacinal…

Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19 no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde de Gravataí e…