Juliano Piasentin | Dupla GreNal retorna aos treinos; decisão correta ou precipitada?

Juliano Piasentin | Dupla GreNal retorna aos treinos; decisão correta ou precipitada?
Continua Depois da Publicidade
Jogadores do Grêmio têm a temperatura medida antes de entrar no CT. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O tricolor teve dois funcionários testando positivo, eles já foram liberados para ficar em casa e não apresentavam sintomas, dos atletas Diego Souza permaneceu no Rio de Janeiro por estar com o COVID-19, os demais testaram negativo. No colorado as informações detalhadas ainda não foram divulgadas, apenas que os jogadores estavam aptos para atividades físicas.

Continua Depois da Publicidade

O retorno do campeonatos no Brasil estão cada vez mais perto e ao mesmo tempo distante. No Rio Grande do Sul a dupla GreNal retornou aos treinamentos e testes foram feitos em todos atletas e membros das comissões técnicas, seria o suficiente? Não. Até entendo que os jogadores precisam treinar e trabalhar a parte física, se ficar só nisso vou até concordar, porém não podemos pensar na volta dos jogos, ainda é cedo para isso.

No CT Presidente Luiz Carvalho os jogadores passam por medição de temperatura todos os dias ao entrar no local. A verificação ocorre com os atletas ainda dentro de seus carros e utilizando máscaras, o mesmo acontece no CT Parque Gigante. O Internacional direcionou alguns aparelhos da academia para o gramado do CT, lá são sempre higienizados de forma individual por cada um que os utiliza. O Grêmio tem priorizado também as atividades nos gramados, porém com o menor uso de aparelhos e mais a prática de exercícios físicos como a corrida e alongamentos, pelo menos neste retorno. Ambas as equipes não têm programado os treinamentos com bola, isso ainda deve demorar.

Continua Depois da Publicidade
Inter colocou equipamentos da academia no gramado. Foto: Ricardo Duarte/Inter

Nos primeiros dias, o CT gremista também não irá receber o técnico Renato Portaluppi, o comandante permaneceu no Rio de Janeiro por ser do grupo de risco, outro problema é a moradia do treinador. Renato reside em um Hotel de Porto Alegre, o mesmo está fechado para hospedes devido ao coronavírus, assim o clube trabalha para auxiliar na busca de um novo endereço ou que consiga retornar para sua residência temporária. Durante o período de férias coletivas Portaluppi foi visto na praia no Rio de Janeiro apesar da quarentena na cidade e do distanciamento social adotado no país. Na capital carioca inclusive o retorno do Flamengo contou com 38 profissionais do Rubro-Negro testando positivo para o COVID-19, sendo três jogadores que não terão seus nomes divulgados pela direção.

O certo é que apesar dos retornos aos treinamentos em Porto Alegre, o São José também está em atividade, o futebol ainda não retornará no mês de maio, é o que garante o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, após uma reunião com o governo do estado. O dirigente ainda afirmou que não quer o retorno do futebol a qualquer custo, o que é um alívio, principalmente depois das repercussões da última semana. Ainda não é o momento de pensarmos em competições e disputas por títulos, mesmo que com portões fechados. O esporte mais popular do país pode ser um grande causador de reuniões e aglomerações e isso em uma curva crescente da pandemia não seria nada bom. Vamos aguardar, podemos viver sem futebol por mais um tempo!

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove ação de Páscoa 

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove…

  O Grupo Social Onze Solidário, ligado ao Grêmio Esportivo Onze Unidos, irá realizar uma ação de Páscoa com foco nos…
Gustavo, o menino atropelado que ganhou muito mais que atendimento na UPA de Gravataí

Gustavo, o menino atropelado que ganhou muito mais que…

  A paixão por um time de futebol, como muitos sabem, vem desde o nascimento. Com o Gustavo, de apenas 6…
Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças em Cachoeirinha

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças…

  Com objetivo de fazer mais de 500 crianças felizes, o Grupo de Ação Social Solidária do Onze Unidos promove uma…