Jovem de Gravataí fez intercâmbio no México por intermédio do Rotary

Jovem de Gravataí fez intercâmbio no México por intermédio do Rotary
Continua Depois da Publicidade

O misto de felicidade e gratidão pela oportunidade que recebeu são notáveis no relato da jovem Rafaela Paim Fabrício, de Gravataí, que teve um intercâmbio no México custeado pelo Rotary. A estudante retornou ao Brasil na última semana, após dez meses de estudos em Cuauhtémoc. Lá, cursou o terceiro ano do ensino médio, na modalidade Técnico em Ofimática, no Centro de Bachillerato Agropecuário Tecnológico nº 90. A aluna também se dedicou às atividades da área Histórico-Social da instituição.

Continua Depois da Publicidade

“Agradeço a cada colaboração do Rotary em minha vida. Sem dúvidas, mudam vidas”, diz Rafaela, que foi selecionada pelo Programa de Intercâmbio de Jovens, desenvolvido por diversos clubes espalhados pelo mundo. A iniciativa já beneficiou cerca de 10 mil estudantes. Com o auxílio do Rotary Gravataí e Distrito 4670, a intercambista pôde estudar no exterior com bolsa integral.

A estudante e os colegas frente ao Chichén Itza, um dos pontos históricos mais famosos do México. Foto: Divulgação

A gravataiense relata que a rotina na escola acontecia das 8h às 15h30, o que exigia dedicação, porém era prazerosa, devido à qualidade da educação local. Com a certificação em Ofimática, a aluna adquiriu conhecimentos em bases de dados, programação de aplicativos e sites, entre outros tópicos preparatórios para a área da tecnologia.

Continua Depois da Publicidade

“O intercâmbio te dá asas, ou seja, depois disso nós somos cidadãos do mundo. Nos dá certa maturidade também e, claro, uma mala de conhecimentos. Sempre sonhei com o intercâmbio e foi mais do que eu esperava. Foi incrível cada momento. O melhor ano da minha vida até agora!”, celebra a estudante, que agora se prepara para ingressar na faculdade de Letras.

Segundo Rafaela, a experiência foi rica não só em âmbito educacional. Conhecer a cultura e a receptividade dos mexicanos foi especial para a intercambista. “A cultura nos apaixona. Fiz muitas amizades e a maioria sei que são para a vida. Só tenho a agradecer por cada dia vivido durante meu intercâmbio. O país me acolheu com um amor, como se eu fosse uma verdadeira mexicana. São experiências que a gente guarda no coração. Seria maravilhoso se todos pudessem viver essa experiência”, destaca.

Continua Depois da Publicidade
No período em que esteve no exterior, a jovem pode conhecer alguns dos locais mais belos nas proximidades da Cidade do México. Foto: Divulgação

Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é voltado a estudantes de 15 a 18 anos (é requisito que o candidato não tenha completado 19 anos até a viagem), que possuam algum conhecimento em Inglês. O Rotary oferece bolsas parciais (entre 60% e 70%) e integrais (100%).

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o rotariano e chair de Intercâmbio Egidio Dall’Agnol, o Distrito 4670 disponibiliza anualmente em torno de 40 bolsas parciais. Há menos vagas para o benefício integral, destinado a famílias com renda per capita inferior a dois salários-mínimos. Quem recebe a bolsa de 100% é o Jovem Destaque, escolhido entre os candidatos apresentados pelos clubes do distrito. Este foi o caso de Rafaela Paim Fabrício, que se destacou no projeto coordenado no clube Gravataí pela rotariana Nordia Fonseca.

Os interessados em se inscrever no Programa de Intercâmbio devem conferir a relação de clubes que participam da ação no site do Distrito 4670 ou enviar e-mail para [email protected] até 30 de setembro. Conforme Egidio, nos últimos anos foram realizados intercâmbios para diversos países, entre os quais França, Canadá, Estados Unidos, China, Alemanha, Turquia, Índia, Argentina, Suíça e Itália.

Continua Depois da Publicidade

O respectivo clube procurado pelo jovem é responsável pela triagem inicial. Os candidatos considerados aptos para concorrer a bolsa de estudos são classificados com base em aspectos como notas escolares e realizam um teste de Inglês (que não é eliminatório), além de uma entrevista com autoridades do Rotary.

Antes da viagem, os estudantes e familiares participam de treinamentos. Normalmente, os intercâmbios para países do Hemisfério Norte iniciam em julho ou agosto e do Sul no começo do ano. Os jovens ficam hospedados em casas de rotarianos.

Familiares e Rotary Club Gravataí recepcionaram Rafaela no Aeroporto Salgado Filho, no retorno ao RS. Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Banco de Perucas para pessoas em tratamento de câncer é criado em Gravataí

Banco de Perucas para pessoas em tratamento de câncer…

  Com objetivo de elevar a autoestima de mulheres em tratamento de câncer, o Sindilojas e o Rotary Club criaram o…
Parceria entre Rotary e Senac Gravataí prepara jovens para o mercado de trabalho

Parceria entre Rotary e Senac Gravataí prepara jovens para…

Um projeto desenvolvido pelo Rotary Club Gravataí em parceria com o Senac tem feito a diferença na vida de dezenas de…
Rotary Club Gravataí doa casacos para recém-nascidos ao Hospital Dom João Becker

Rotary Club Gravataí doa casacos para recém-nascidos ao Hospital…

O Hospital Dom João Becker recebeu, nesta segunda-feira (3), nove casacos de lã doados pelo Rotary Club Gravataí aos bebês nascidos…