Jovem de Cachoeirinha se prepara para estudar missões multiculturais no Paraná

Jovem de Cachoeirinha se prepara para estudar missões multiculturais no Paraná
Continua Depois da Publicidade

 

Aos 16 anos, a jovem Samara Alves, de Cachoeirinha, já sabe o que fará assim que terminar o ensino médio, este ano: participar da Escola de Treinamento e Discipulado (ETED) do movimento internacional Jovens Com Uma Missão (Jocum), na unidade do Paraná. Para isso, a adolescente tem procurado meios de arrecadar verbas para custear os estudos sobre missões multiculturais.

Continua Depois da Publicidade

A própria história de vida reflete na decisão da estudante de se preparar para a atuação missionária. Prematura de seis meses, Samara precisou ficar internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) durante um bom tempo. Ela aponta que as orações que recebeu a fizeram sair daquela situação. Após a alta hospitalar, a menina cresceu envolta na fé cristã e nas atividades da Igreja Evangélica Vida Nova.

“Sempre frequentei a igreja e eu tinha um desejo de poder retribuir o que Jesus tinha feito por mim. Comecei a perguntar o que Ele queria que eu fizesse e foi aí que surgiu o interesse em fazer missões. Até então eu não podia fazer muita coisa a respeito, porque ainda estudava e tal, mas como este ano termino o ensino médio, apliquei meu interesse na ETED e fui aceita na escola”, conta.

Continua Depois da Publicidade
Na primeira tentativa, Samara foi aprovada no curso de missões da Universidade das Nações. Foto: Divulgação

A ETED é um curso, promovido pela Universidade das Nações, que é realizado nas bases da Jocum em 180 países. Com o objetivo de capacitar pessoas para o campo missionário, seja no lado da fé e da esperança ou na promoção de assistência social para os menos favorecidos, a vertente que Samara decidiu aplicar seus estudos é focada no multiculturalismo.

“Há comunidades no Brasil e no mundo que carecem de ajuda e que vivem em lugares onde o acesso é difícil, como no caso dos ribeirinhos, dos sertanejos, etc. E a ETED Multicultural é voltada para isso, para os vários povos e culturas que não tem tanto acesso às coisas como nós”, explica.

Continua Depois da Publicidade

O curso, que acontecerá de janeiro a maio de 2024, na Jocum Monte das Águias, terá três meses de aulas teóricas e dois meses de aulas práticas, nas quais os estudantes são enviados para algum lugar do país ou do mundo para desenvolverem suas atividades de evangelismo e auxílio humanitário. Porém, para participar da escola, Samara precisa arrecadar R$ 5.850 até dezembro, para custear a matrícula e os cinco meses de aulas.

“A escola tem um valor meio alto, pelo menos pra mim e pra minha família. Meu pai trabalha em dois empregos pra nos sustentar e a minha mãe até faz algumas coisas em crochê, mas ela fica mais em casa pra cuidar do meu irmão pequeno, que é autista. De qualquer forma, eu acredito que isso é possível e que pode dar certo sim!”, relata.

Continua Depois da Publicidade

Para ajudar Samara a se tornar missionária, basta doar qualquer valor para o Pix [email protected]. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a jovem, através do Instagram @samara.alvess_.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital pela Papa João XXIII está liberado

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a situação nas entradas e saídas de Cachoeirinha…
Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…