Jovem de 20 anos é a primeira pessoa com deficiência contratada pela Apae Gravataí

Jovem de 20 anos é a primeira pessoa com deficiência contratada pela Apae Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que é conveniada à Prefeitura de Gravataí, fez sua primeira contratação de uma pessoa com deficiência. Com 20 anos, Bruna da Rosa é atendida pela instituição há mais de seis anos e participou do curso de qualificação profissional destinado a usuários dos serviços.

Continua Depois da Publicidade

Na última quinta-feira (8/2), a secretária municipal da Mulher e dos Direitos Humanos (SMDH), Analu Sônego, e a assessora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Adriane Lima, visitaram a nova colaboradora da associação. Analu destaca que a Apae presta um trabalho social de muita importância, inclusive com a conexão dos trabalhos entre as instituições, para melhorar os serviços oferecidos à comunidade. Para Adriane, a importância desse olhar aos serviços que melhoram a inclusão é essencial. Assim é garantida a qualidade de vida das pessoas com deficiência, fundamental para a comunidade.

Bruna vive com a mãe e está muito feliz por ter conquistado o primeiro emprego. “Eu aprendi deveres, postura na área de trabalho, cuidados com a saúde, higiene pessoal, entre outras coisas. Eu atendo o telefone, atendo as pessoas da carteirinha de autismo e aviso sobre a chegada das carteirinhas pelo telefone. Para mim, foi muito bom ter recebido meu primeiro salário”, conta.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a jovem, com o dinheiro que recebeu, ajudou a mãe em casa e pagou as contas. Completou dizendo que tem planos para os próximos pagamentos, como comprar uma cama, um roupeiro e um telefone. “Vou me organizar e vou guardando aos poucos para conseguir comprar o que preciso”, explica.

Luana Müller, pedagoga da Apae, e outros membros da equipe de seleção, relatam que Bruna tinha as habilidades necessárias para a vaga que estava disponível na entidade. “Ela é muito atenta e tem bastante potencial. A Bruna é nossa usuária há mais de seis anos e agora está participando do curso que estamos dando para ela de desenvolvimento, técnicas e estudos de preparação para ser capacitada ao mercado de trabalho”, salienta a pedagoga.

Continua Depois da Publicidade

Sobre a Apae

Completando 55 anos em 2024, a Apae presta serviços de apoio a familiares para melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, promovendo, dessa forma, a inclusão social. A instituição atua por meio da utilização de técnicas e métodos de avaliações nos candidatos, medindo suas potencialidades e identificando suas competências e habilidades, além de promover treinamento aos usuários. Atualmente, a Apae atende 240 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Continua Depois da Publicidade

Segundo Abel Almeida, diretor social da Apae, mais de 150 usuários da instituição foram empregados por empresas parceiras. Ele, que também tem uma irmã usuária dos serviços da instituição, relata que é muito importante olhar para a pessoa com deficiência com carinho e respeito, que atender a estas pessoas significa também atender as famílias de Gravataí.

Abel acredita que Bruna é um case de sucesso que abrirá portas para outras pessoas, porque se trata de uma referência. Ele acredita que a Prefeitura, os Conselhos e muitas empresas terão portas de entrada para os usuários e garante que a Apae prestará todo o suporte necessário para as empresas, prestando assessoria.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí. Foto: Cleonilda Silva 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

A fim de arrecadar verba para projetos, APAE Gravataí promove Chá de Primavera

A fim de arrecadar verba para projetos, APAE Gravataí…

  No sábado (28), haverá um Chá de Primavera, em Gravataí. Promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE),…
Apenados de Gravataí vão realizar trabalho voluntário em prol da Apae

Apenados de Gravataí vão realizar trabalho voluntário em prol…

O Instituto Penal de Gravataí firmou parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município para auxiliar…
Inclusão é a essência do espetáculo “Encantando”, produzido em Gravataí

Inclusão é a essência do espetáculo “Encantando”, produzido em…

O Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241) vai sediar no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, um espetáculo…