Luis Felipe | JMDB lança Clebes a prefeito; como fica a disputa para a sucessão de Marco Alba

Luis Felipe | JMDB lança Clebes a prefeito; como fica a disputa para a sucessão de Marco Alba
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Arquivo

Na última quinta-feira (6), a juventude do MDB de Gravataí registrou em ata e post na sua página oficial que seu candidato a prefeito é o presidente da Câmara de Vereadores Clebes Mendes. O movimento dá sequencia nos anúncios de candidaturas das lideranças partidárias à sucessão do prefeito Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade

Conhecido como o “Bolsonaro da Aldeia”, Clebes é vereador em segundo mandato. Foi reeleito em 2016 com 2.654 votos, a maioria vinda do Parque dos Anjos, seu bairro e reduto eleitoral. Presidente da Câmara Municipal, administrará, em 2019, um orçamento de 20 milhões de reais. De personalidade forte, Clebes vem surpreendendo aliados e adversários com uma postura ponderada à frente do legislativo, sendo alvo de elogios até da presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Gravataí, Vitalina Gonçalves, com quem Clebes, no passado, travou discussões muito pesadas.

Como está a disputa interna?

Todos esperam pela decisão do prefeito Marco Alba, que já anunciou que falará sobre eleição apenas no segundo semestre. Enquanto o prefeito não fala, muitos falam por ele, inclusive a imprensa que já noticiou como candidatos: o secretário da saúde e procurador-geral do município, Jean Pierre; o secretário de trânsito Alison Silva; o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Luiz Zaffalon e Sonia Oliveira, secretária de educação. Além desses, há os nomes dos vereadores Alan Vieira, Nadir Rocha, e agora Clebes. Oficialmente, com ato e ata, os pré-candidatos são Sonia e Clebes, lançados pelas mulheres e pela juventude, respectivamente.

Continua Depois da Publicidade

Mesmo com diversos candidatos, na verdade não há uma disputa no partido, ao menos não uma disputa justa pela vaga de candidato(a) à sucessão do prefeito. O candidato natural é, de fato, o ex-deputado federal Jones Martins. É ele quem acumula mais peso político, dentro e fora do MDB para assumir a tarefa de conquistar o terceiro mandato e ser o sexto nome do partido a comandar Gravataí. Jones fez 50 mil votos quando concorreu à prefeito pela primeira vez em 2008 e nas últimas eleições obteve mais de 15 mil votos, mas acabou não voltando para Brasília, e desde então articula, ainda muito focado nos bastidores, sua candidatura a prefeito.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e Cavaleiros da Vanera

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e…

  Na véspera do Dia dos Mães, o CTG Aldeia dos Anjos realiza um grande baile em Gravataí com os grupos…
Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

  Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar,…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…