• Geral
  • 24 de maio de 2021

Jenyfer Freitas | Abuso de álcool e outras drogas durante a pandemia

Jenyfer Freitas | Abuso de álcool e outras drogas durante a pandemia
Continua Depois da Publicidade
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a chegada da pandemia no Brasil em fevereiro de 2020, foi inevitável e inúmeros os decretos de fechamento de casas noturnas, pub’s, bares e etc. Devido ao ocorrido, a alternativa para fugir da pressão do isolamento social foi levar o barzinho até a casa. Entretanto, é evidente que as vendas online de bebidas alcoólicas tiveram um aumento, atingindo 93,9% durante a quarentena, dados ainda mais preocupantes quando refletimos sobre os riscos que o isolamento social, por si só, já nos oferece.

Continua Depois da Publicidade

Pesquisas distintas realizadas pelo Ministério da Saúde afirmam que a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de covid-19. Além desta, foi constatada a presença moderada de transtorno pós-traumático. E por outro lado, especialistas falam também sobre um novo transtorno, chamado de coronofobia, o qual trata-se de uma fobia em detrimento a situações desencadeadas pela pandemia.

O álcool por sua vez, tem como uma das principais características o efeito anestésico, o qual torna a ingestão de bebidas alcoólicas ainda mais atrativas neste período. E apesar de poucas doses proporcionarem a sensação de relaxamento, beber não é uma boa estratégia para lidar com a ansiedade, e pode ser um sinal de alerta. Seu consumo abusivo é um fator significativo no que diz respeito aos sintomas de ansiedade, podendo agravar e gerar um ciclo perigoso: dependência. É importante salientar que o consumo exacerbado e crônico de álcool prejudica o sistema imunológico, deixando o organismo mais vulnerável a contração de doenças, inclusive infecciosas, como é o caso da covid-19.

Continua Depois da Publicidade

Os cuidados com a saúde mental devem ser levados a sério e, faz-se cada vez mais necessário que aprendamos a olhar para nós mesmos com mais respeito e empatia. Ouso em dizer que esse cuidado não deve ser apenas por estarmos vivendo uma pandemia global, mas também por não sermos as máquinas que muitos ainda querem que acreditemos que somos. Sua vida importa! Você é importante! Não apenas para seus familiares e amigos, mas em primeiro lugar você importa e é importante para você mesmo!

Crie uma rede de apoio segura, com vínculos afetivos, compartilhe de suas felicidades e frustrações, e não esqueça de procurar um profissional qualificado para lhe ajudar com suas demandas emocionais.

Continua Depois da Publicidade

Jenyfer Freitas

Psicóloga |CRP 07/34700

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Gravataí terá feira de adoção de cães resgatados das enchentes neste domingo

Gravataí terá feira de adoção de cães resgatados das…

  Neste domingo (19/5), a partir das 14 horas, o abrigo para cães resgatados das enchentes em Canoas realizará uma feira…
Fórum atenderá semana que vem moradores de Gravataí e Glorinha que precisam de novos documentos

Fórum atenderá semana que vem moradores de Gravataí e…

  Servidores e magistrados da Comarca de Gravataí estão, há cerca de dez dias, trabalhando para a recuperação e confecção de…