Isabela Jaeger | Qual o melhor açúcar? Conheça as principais diferenças!

Isabela Jaeger | Qual o melhor açúcar? Conheça as principais diferenças!
Continua Depois da Publicidade
Foto: Google imagens | Divulgação

O açúcar é a sacarose que pode ser obtida a partir da cana-de-açúcar e da beterraba. No Brasil, o açúcar mais comum é da cana-de açúcar, somos os maiores produtores e exportadores de açúcar de cana do mundo, com os menores custos de produção. Já na Europa, o clima favorece mais o cultivo da beterraba.

Continua Depois da Publicidade

Existem diferentes classificações para o produto, encontramos açúcar orgânico, refinado, cristal, demerara, mascavo, açúcar de confeiteiro, light ou fit, entre outros.

As principais diferenças dos açúcares aparecem na aparência, palatabilidade e na composição nutricional de cada tipo. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui, e mais perto do processo inicial ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos ou seja, passou por refinamento.

Continua Depois da Publicidade

O açúcar refinado é o mais consumido entre os brasileiros. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. O açúcar cristal é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes e passa por processo de refinamento em que cerca de 90% das vitaminas e minerais são perdidos.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros, possui valor nutricional alto é intermediário entre o açúcar mascavo e o cristal. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas (agrotóxicos).

Continua Depois da Publicidade

O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento suas vitaminas e os minerais são preservados. Apresenta coloração mais escura e o sabor lembra rapadura.

O açúcar light ou fit, também conhecido como açúcar magro, é mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. O açúcar light é menos calórico que o açúcar comum, em função de seu menor teor de sacarose, porém deve ser consumido com cautela. Apesar de conter menor teor de sacarose em relação aos outros tipos de açúcares, o açúcar light não contém nutrientes e não pode ser considerado um alimento saudável.

Continua Depois da Publicidade

O açúcar quando utilizado com moderação em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, ele contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada. Lembrar que aqueles que sofrem menor processamento preservam melhor suas características e possuem menores quantidades de aditivos químicos.

Para indivíduos diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda evitar os açúcares refinados de rápida absorção, que elevam rapidamente a glicemia.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em acidente na BR-290

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram…

  Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (19) a identidade de mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em um…
Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

  Criada em Gravataí com a proposta de incentivar a formação de bons cidadãos, acesso à cultura e uma visão positiva…