• Geral
  • 7 de novembro de 2022

Inédito no Brasil, Laboratório de Inteligência de Dados será criado em Gravataí

Inédito no Brasil, Laboratório de Inteligência de Dados será criado em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Ato de implementação foi assinado pelo prefeito Zaffalon na manhã de hoje (07).

O município de Gravataí terá um Laboratório de Inteligência de Dados inédito no Brasil. A parceria para a instalação foi firmada nesta segunda-feira (7), com a assinatura do prefeito Luiz Zaffalon (MDB) e do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões, em ato realizado na Prefeitura.

Continua Depois da Publicidade

O laboratório – LIDAG, é resultado do convênio de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) e a UFRGS, por meio da Escola de Administração. Entre os objetivos estão o uso da inteligência de dados para promover a melhoria de serviços públicos, o envolvimento da pesquisa acadêmica na validação de modelos de utilização de dados para gestão municipal, a realização de testes-piloto sobre aplicações de ciências de dados e o apoio à geração de startups, à capacitação e à aceleração de talentos, entre outros.

A partir da cooperação, Gravataí passará a contar com um laboratório data science, o que será um diferencial na administração. “Fazer gestão de forma moderna e qualificada é um dos nossos propósitos. E nada melhor do que contar com uma base científica de dados, com inteligência artificial e muita tecnologia para ajudar a embasar as nossas decisões e trazer desenvolvimento para o município”, diz Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Para o reitor da UFRGS, é mais uma forma de agregar inteligência e usar os dados para melhorar a vida das pessoas. “É papel da universidade criar ações e ferramentas que contribuam para garantir a melhoria da qualidade de vida para a população”, salienta.

A partir dos indicadores, algoritmos, métricas e informações de todas as secretarias da administração municipal serão gerados dados que ajudarão tanto o poder público quanto o setor privado, na definição de políticas públicas, identificação de áreas e regiões da cidade mais adequadas para determinados investimentos e ações a serem potencializadas. 

Continua Depois da Publicidade

O trabalho envolverá professores e bolsistas da universidade e profissionais da Administração Municipal. “Vai auxiliar nas decisões da Prefeitura e ajudar o setor empreendedor, além de estimular a vinda de novas startups para Gravataí e desburocratizar a vida dos cidadãos”, projeta a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga. O laboratório deve iniciar atividades a partir de março, no espaço físico da SMICT.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…