Impasse com o governo do RS faz Mercado Livre desistir de operações em Gravataí; gigante vai para SC

Impasse com o governo do RS faz Mercado Livre desistir de operações em Gravataí; gigante vai para SC
Continua Depois da Publicidade

Em processo de contratação de funcionários, com as instalações regularizadas e com o alvará municipal para funcionamento, o gigante do e-commerce mundial, responsável por 33% do comércio online no Brasil, Mercado Livre, estava prestes a iniciar suas operações em Gravataí, mas desistiu após um impasse com o governo do RS.

Continua Depois da Publicidade

A informação do fim das negociações e o não início das atividades no município foi apurada pela reportagem do Giro de Gravataí durante a semana e confirmada nesta tarde (18) pelo prefeito Marco Alba, que foi avisado da decisão após um telefonema do gerente de relações internacionais da empresa, François Martins.

A empresa havia confirmado ainda em 2019 a abertura de seu terceiro centro de distribuição na América do Sul, e havia escolhido Gravataí por conta do crescimento econômico da cidade, mas também por sua localização, já que a proposta da empresa era reduzir significativamente o tempo de entrega das mercadorias no Brasil.

Continua Depois da Publicidade

A gigante alugou uma área de 50 mil metros quadrados, uma espécie de condomínio logístico, que comporta outras empresas de diferentes ramos atacadistas. A projeção de faturamento superava os R$ 400 milhões de reais pelos próximos cinco anos.

Nesse meio tempo o Mercado Livre também iniciou a operação de contratação de funcionários. Ao todo, 500 vagas foram abertas, com projeção para duplicar a quantidade de postos de trabalho. Em fevereiro deste ano, a direção da empresa recebeu das mãos do prefeito Marco Alba o alvará de funcionamento. A projeção de início das operações era para o primeiro trimestre deste ano, mas nunca ocorreu.

Continua Depois da Publicidade

Negociação com o Governo do RS

Em março a empresa suspendeu os processos seletivos da contratação dos funcionários e anunciou uma tentativa de negociação com o governo do RS, que a empresa chamou de “trâmites operacionais de ordem fiscal”.

Na época, conforme apurou a jornalista Giane Guerra, o diretor Jurídico e de Relações Institucionais do Mercado Livre, Ricardo Lagreca “explicou que, pelas normais atuais do Estado, cada vendedor que comercializa produtos pela plataforma teria de abrir uma “filial” no Rio Grande do Sul. Essa exigência inviabiliza o empreendimento, mas disse estar confiante na condução do assunto pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS). É necessária uma alteração, como foi feita em São Paulo, onde a empresa já tem centros de distribuição”, diz trecho da nota.

Continua Depois da Publicidade

Durante as conversas, segundo fontes consultadas, o governo não se mostrou disposto a negociar as condições apresentadas pelo corpo operacional do Mercado Livre, que decidiu pelo encerramento das tratativas. Além disso, a empresa já acerta os detalhes para transferir seu terceiro centro de distribuição para o estado vizinho, Santa Catarina, que aceitou os acordos tributários com a marca.

A reportagem do Giro de Gravataí tentou o contato com a Secretaria Estadual da Fazenda, mas a ligação chamou até cair. O Mercado Livre emitirá um comunicado oficial confirmando a desistência e a instalação do centro do estado vizinho.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

  Na última quinta-feira (18), durante uma reunião entre a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o presidente do Conselho de…
Gravataí está com 140 casos confirmados de dengue e mais de mil sob investigação

Gravataí está com 140 casos confirmados de dengue e…

  Até esta terça-feira (9), o Governo do Estado registrou um total de 95.460 notificações de dengue em todo o Rio…
Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha

Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), recebeu 464 kits de enxoval…