Homem acusado de matar bebê de 9 meses em Erechim é indiciado em Gravataí após morte de idoso por espancamento

Homem acusado de matar bebê de 9 meses em Erechim é indiciado em Gravataí após morte de idoso por espancamento
Continua Depois da Publicidade
Acusado foi preso em flagrante no dia do crime. Foto: Lenon Boeno e Elinton Machado/Portal RS Agora

Foi no dia 7 de julho de 2019 que o filho chegou à residência do aposentado Jandir Vargas Soares, no bairro Parque Ipiranga para comemorar o aniversário de 70 anos do idoso. No entanto, o que era para ser uma festa de confraternização chancelou a vida do homem, que viria a morrer quase um ano depois, vítima das covardes agressões sofridas. O caso, que entrou como homicídio para a Delegacia de Homicídios de Gravataí ficou sem elucidação até o dia 28 de maio quando as primeiras pistas surgiram, há cerca de 384 km da cidade.

Continua Depois da Publicidade

Foi durante a prisão de Fabiano Garcia Escobar, de 42 anos, após ter asfixiado e espancado até a morte seu enteado de nove meses. Conforme a Polícia Civil de Erechim, o acusado e a companheira residiam no bairro Aeroporto. Conforme o depoimento da mãe, que horas depois confessou ter saído para buscar drogas, ela havia deixado o filho em casa com Fabiano para buscar leite.

Quando retornou encontrou o bebê sem vida. Segundo a investigação, a criança apresentava diversas lesões pelo corpo, incluindo afundamento de crânio, sofrendo traumatismo craniano. Além disso, ele tentou provocar asfixia na criança.

Continua Depois da Publicidade

Fabiano foi preso em flagrante minutos depois do crime. Durante o depoimento no qual a companheira revelou a rotina de violência e agressões que também sofria do autor, ela informou que eles haviam fugido de Gravataí, após o descontrole do companheiro, que havia matado um homem, também a pauladas.

Fabiano Garcia Escobar foi preso em flagrante pela morte de seu enteado, de apenas nove meses. Foto: Divulgação

Investigação de Gravataí

Com o inquérito em aberto na delegacia, a Homicídios voltou ao caso. Conhecidos no bairro, Fabiano e a companheira eram ajudados pelo idoso. Em troca, eles cuidavam da limpeza da casa e do pátio do homem. Além disso, conforme testemunhas, Jandir havia emprestado um cômodo nos fundos de sua residência para que o casal pudesse se instalar. Até mesmo uma ecografia para a jovem, ainda grávida na época, foi paga pela vítima, tida na vizinhança como um homem de bom coração.

Continua Depois da Publicidade

Em depoimento, a mãe do bebê relatou que havia deixado a residência após ter sido novamente agredida por Fabiano, retornando para Cachoeirinha, na casa de parentes. Foi quando ele ligou para a jovem informando que precisavam fugir, já que estavam atrás dele. Fabiano havia feito a ligação minutos depois de espancar a vítima e furtar dele o valor de R$ 400,00, que estavam no bolso da calça. A jovem ainda informou que o valor foi para a compra de bebidas e drogas.

Morte da vítima e atentado no presídio 

Jandir foi levado desacordado ao Hospital Padre Jeremias e permaneceu internado em estado grave. O idoso, franzino por conta da idade, sofreu diferentes lesões, incluindo profundos ferimentos no rosto e costelas quebradas. Internado durante três meses, ele ficou em estado vegetativo. Após receber alta, viveu em cima de uma cama por mais cinco meses, falecendo no mês de junho deste ano devido às complicações.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o delegado Eduardo do Amaral, responsável pela investigação, o acusado foi indiciado pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) em Gravataí. Recolhido desde a morte de seu enteado, Fabiano ainda sofreu uma tentativa de homicídio dentro da Penitenciária de Erechim. Conforme a Susepe, outros detentos arremessaram pedras contra ele atearam fogo em dois colchões, jogando dentro de sua cela. Ele foi retirado do local e transferido para uma outra cela.

A motivação, segundo os agentes que conseguiram combater às chamas, foi pela revolta entre os detentos por conta da crueldade do crime contra o menino.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…