HDJB servirá como campus para o curso de Medicina da Unisinos

HDJB servirá como campus para o curso de Medicina da Unisinos
Continua Depois da Publicidade

 

Na última semana, o Prefeito Luiz Zaffalon se reuniu com representantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Hospital Dom João Becker para oficializar a assinatura do Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – Coapes.

Continua Depois da Publicidade

Esse importante passo visa a implantação de um curso de Medicina no município de Gravataí, fortalecendo a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) local.

Zaffalon enfatizou a relevância desse projeto para a cidade, destacando a necessidade de aprimorar a estrutura de saúde privada. “Um hospital cada vez maior e melhor e uma faculdade de medicina são fundamentais. A parceria entre a Prefeitura, a Santa Casa e a Unisinos certamente trará inúmeros benefícios para o atendimento de saúde, tanto no âmbito público quanto no privado em nossa cidade”, comentou o prefeito.

Continua Depois da Publicidade

A gerente do Projeto Medicina Unisinos/Santa Casa, Denise, explicou que a Unisinos será a instituição de ensino responsável pelo curso de Medicina, enquanto o Hospital Dom João Becker servirá como hospital de ensino, com o apoio do sistema de saúde municipal de Gravataí. No entanto, a solicitação do novo curso de Medicina aguardará a publicação do Edital Mais Médicos, prevista para outubro.

Denise também mencionou que estão em andamento os preparativos para solicitar o credenciamento do novo campus em Gravataí, que será implantado nas novas instalações do Hospital Dom João Becker e oferecerá 80 vagas por ano. O início do curso dependerá da data de publicação do edital, do progresso da infraestrutura e dos procedimentos do Ministério da Educação (MEC) para validar o credenciamento e a solicitação do curso.

Continua Depois da Publicidade

O superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston, enfatizou a importância desse curso de Medicina como um marco para a educação e saúde em Gravataí, expressando otimismo em relação à transformação dessa necessidade em realidade.

No evento, representando a Unisinos, estiveram presentes o reitor Pe. Sérgio Mariucci, o vice-reitor Artur Jacobus, o pró-reitor acadêmico Guilherme Trez, o chefe de gabinete Tiago Lopes e a gerente do Projeto Medicina Unisinos/Santa Casa, Denise Zaffari. Pelo Hospital Dom João Becker, além do superintendente Antonio Weston, participaram o diretor administrativo Olímpio Dalmagro, o diretor médico Fernando Issa e a gerente hospitalar Louise Chagas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…