Há um ano, clube de futebol de Gravataí sofria sua pior derrota

Há um ano, clube de futebol de Gravataí sofria sua pior derrota
Continua Depois da Publicidade
Confraternização acontecia na sede do clube, no bairro União, em Gravataí.

O domingo do dia 21 de julho de 2019 era mais um de resenha, churrasco e olhos atentos ao campo, já que o Três Estrelas, um dos mais tradicionais e vitoriosos do município, enfrentaria dentro de casa o time do Bola-Bola, oriundo da cidade vizinha, Cachoeirinha. Cercado de moradias, residentes, naquele domingo de sol aprontavam suas cadeiras no entorno do campo, ao lado da sede do clube. Tinha até mesmo aqueles que em um passo para a sacada de casa, poderiam assistir à partida.

Continua Depois da Publicidade

Foi assim que a estudante e bombeira civil Maiara Emili Silveira da Silva, de 20 anos, fez ao sair por volta das 16h da casa da avó, que fica a 300 metros do campo. Acompanhada do namorado, ela permaneceu até o final da partida, quando na sede do clube, um galeto era preparado, como faziam rotineiramente os dirigentes e os membros da organiza ‘Bicho Papão’. Acostumados com o entra e sai no pequeno acesso à sede e consequentemente ao campo, os moradores, atletas e familiares não notaram a chegada de dois homens, empunhando duas armas.

Maiara Emili Silveira da Silva morreu após ser atingida pelos disparos. 

Em segundos, os gritos de euforia por conta do largo placar de 5×1, deram lugar aos de pavor e o som do pagode foi interrompido pela sequência dos disparos. Do lado de fora, numa pracinha que fica atrás do campo, moradores presenciaram uma intensa correria, entre crianças, mulheres, jogadores, todos, correndo dos disparos.

Continua Depois da Publicidade

No campo, os criminosos abriram fogo a esmo. A ação durou poucos minutos. Depois disso, os atiradores fugiram deixando uma cena de terror, a ser esquecida na história do clube. No chão, próximo do namorado baleado de raspão, ficou Maiara, gravemente ferida, que chegou a receber os primeiros socorros, mas morreu. Muitas pessoas que estavam no clube relataram nem ter visto a ação dos criminosos, apenas as vítimas que agonizavam e corriam para buscar ajuda.

O movimento foi intenso para a remoção dos feridos. Muitos nem esperaram o socorro chegar e foram levados por outros moradores. No Hospital Dom João Becker, dez pessoas deram entrada com ferimentos. Sem informações sobre o ataque, a direção do Hospital ordenou o fechamento da emergência para atendimento às vítimas. Em frente, familiares e amigos buscavam informações sobre os feridos e ainda tentavam entender o crime.

Continua Depois da Publicidade
No Hospital, centenas de pessoas em busca de informações sobre os feridos. A emergência chegou a ser fechada.

Na manhã, novos desdobramentos até a elucidação do crime 

Quando amanheceu o dia, o luto tomava conta do bairro União. O ataque a tiros promovido no clube ganhou as manchetes de grandes jornais do Brasil e o Três Estrelas amargava o seu pior capítulo de história em Gravataí. Por volta das 7h45, um comunicado à Brigada Militar (BM) dava conta sobre o encontro de um cadáver em uma área descampada de uma empresa, que faz divisa com o campo.

A vítima era Adélio Junior Souza Antunes, de 28 anos. De acordo com a Delegacia de Homicídios de Gravataí, ele estava no campo no momento do ataque e fugiu pulando pelos pátios das residências do entorno. Baleado, não conseguiu buscar ajuda e morreu no local. Posteriormente a investigação concluiu que Adélio era um dos alvos procurados pelos criminosos.

Continua Depois da Publicidade
Corpo de Adélio Junior Souza Antunes, 28 anos, foi encontrado em um descampado, nos fundos do campo.

Já durante a semana, pelo menos duas equipes de investigação formaram uma pequena força-tarefa para conseguir ouvir todas as testemunhas e dar andamento às investigações. A essa altura, as informações de uma guerra entre facções ganhava força e se tornaria a principal linha de investigação. Um homem que estaria jogando no momento da partida e que acabou atingido pelos disparos também foi apontado como alvo dos criminosos. Conforme a polícia na época, ele já havia escapado de um outro atentado, ocorrido em 2017.

Na época, o responsável pela investigação, delegado Eduardo do Amaral também apontava que o ataque havia sido montado após informações repassada aos atiradores de que os alvos estavam no local. No dia 08 de agosto, quase um mês do crime, a Polícia Civil informou a prisão do primeiro acusado de participar do ataque.

Continua Depois da Publicidade

O homem de 28 anos, integrante de uma facção criminosa, foi preso na Vila da Paz, em Cachoeirinha, em uma ação conjunta com a Brigada Militar (BM). Conforme a polícia, ele foi o primeiro a chegar no campo e foi o responsável pelo início dos disparos. Em seguida, seu comparsa, empunhando uma pistola nove milímetros, também começou a atirar. O segundo suspeito do crime não foi capturado.

Homem de 28 anos, preso no dia 8 de agosto, foi apontado pela polícia como o primeiro atirador do episódio.

A pior derrota 

Dias após o ataque, o Três Estrelas anunciou seu afastamento do campeonato. O pedido havia partido do apaixonado e presidente do clube, Vagner dos Santos, o ‘Didu’. Para a reportagem na época, ele destacou que não havia mais clima na comunidade para receber os jogos do campeonato municipal.

Desde o ataque a tiros, a sensação de segurança na comunidade do entorno não foi mais a mesma. O luto ainda pode ser constatado, já que muitos moradores não conseguiram retornar ao campo, nem mesmo para um futebol entre vizinhos. Em cinco décadas de existência esta foi a pior derrota sofrida pelo Três Estrelas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…
Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta neste domingo

Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta…

  O Parcão da 79 recebeu milhares de pessoas neste domingo (21) ensolarado, que compareceram para aproveitar a 11ª edição do…
Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar golpes; confira os mais comuns

Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Sala do Empreendedor, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está…