Gravataiense é um dos produtores de documentário que concorre a prêmio regional

Gravataiense é um dos produtores de documentário que concorre a prêmio regional
Continua Depois da Publicidade

 

Quatro estudantes de Jornalismo – o gravataiense William Freitas e os colegas Douglas Braga, Ingrid Fraga e Vitória Ribeiro – são finalistas do Prêmio Expocom Sul, que será entregue no encerramento do congresso regional Intercom, que acontece de 8 a 10 de junho, em Guarapuava, no Paraná. A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) visa reconhecer os melhores trabalhos produzidos por acadêmicos da área, sob a supervisão de professores. Na etapa da Região Sul serão definidos os concorrentes da premiação nacional.

Continua Depois da Publicidade

O grupo se classificou na categoriaDocumentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão”, com a obra “Agoniza, mas não morre”, uma referência ao Carnaval de Porto Alegre e, em especial, à contribuição sociocultural das agremiações, que além de todo o trabalho para os desfiles, se dedicam a ações em benefício das comunidades nas quais estão inseridas. O projeto foi desenvolvido na disciplina Produtos Audiovisuais do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas e supervisionado pela professora Ana Acker.

O título do documentário é uma alusão à música de Nelson Sargento, uma das trilhas do filme, além de sintetizar o esforço das entidades carnavalescas para que a história dessa popular manifestação cultural se mantenha viva no Rio Grande do Sul. Ao falarem sobre a produção do trabalho, os universitários destacam que muitos gaúchos não reconhecem a importância das agremiações, que promovem mais do que espetáculos em um dia de desfile: realizam ações sociais, geram empregos, ajudam a transformar a realidade de muitas famílias.

Continua Depois da Publicidade
Estudantes que produziram o trabalho finalista da Expocom Sul. Foto: Divulgação

Segundo William, “Agoniza, mas não morre” foi produzido em aproximadamente três meses, período que incluiu visitas a cinco escolas de samba, entrevistas, acompanhamento de ensaios e a edição do material. Outros temas abordados no documentário são as dificuldades enfrentadas pelas instituições para a realização de ensaios e outros eventos, a desvalorização por parte de alguns governantes e perda de participação popular nos eventos.

“O trabalho alcançou uma magnitude que não esperávamos, mas a nossa supervisora sempre preparou esse terreno para a gente. A Ana sempre deixou claro que o trabalho era bom, bem feito. A Ulbra também nos incentivou, fazendo com que participássemos de saraus e convenções representando a Universidade”, conta o estudante de Gravataí, acrescentando que o grupo está muito feliz com a possibilidade de obter este reconhecimento.

Continua Depois da Publicidade

A obra está disponível no YouTube. Clique aqui e confira o trabalho dos alunos de Jornalismo.

Foto: Reprodução/Pedro Piegas/PMPA

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas