• Geral
  • 2 de setembro de 2020

Gravataí vai entrar com recurso para flexibilizar os protocolos da bandeira laranja

Gravataí vai entrar com recurso para flexibilizar os protocolos da bandeira laranja
Continua Depois da Publicidade
Prefeito afirmou que medidas de Leite trazem “contradições completamente malucas”. Foto: Paloma Vargas/PMG Divulgação

A administração de Gravataí não ficou satisfeita com os protocolos determinados pelo Governo do Estado para as atividades econômicas dos municípios sob a bandeira laranja. Durante transmissão pela página da Prefeitura no Facebook, na noite desta quarta-feira (02), o secretário da Saúde Jean Torman deixou isso claro. “Nós não estamos conformados com a bandeira laranja”, resumiu.

Continua Depois da Publicidade

Jean ressaltou que os novos procedimentos não trouxeram mudanças para a ocupação da indústria e também mantiveram o fechamento de pubs e casas noturnas. Na mesma linha, o prefeito Marco Alba adiantou que já está articulando um recurso. “Nós já conversamos com Porto Alegre, vamos apresentar recurso e vamos tentar equacionar contradições completamente malucas desse novo decreto”, afirmou.

O prefeito destacou que vê que alguns setores continuam sendo sacrificados, enquanto outros têm flexibilizações não condizentes e criticou o que chamou de “inacessibilidade” do governador Eduardo Leite. “Para ele tanto faz, ele fica lá no palácio tranquilo, estabelecendo decretos, determinações, portarias, protocolos”.

Continua Depois da Publicidade

Neste sentido, Jean lembrou que a cidade pode buscar as mudanças, seguindo o estabelecido pelo sistema de cogestão do isolamento social controlado do governo do Rio Grande do Sul. De acordo com as regras, o colegiado dos municípios de uma região com bandeira laranja, podem propor ao Piratini protocolos com normas mais flexíveis, mas que não podem ser mais brandas ou iguais às da bandeira amarela.

Gravataí faz parte da região que tem ainda Cachoeirinha, Glorinha, Viamão, Alvorada e Porto Alegre. Ainda que o município planeje o recurso, Marco e Jean confirmaram que amanhã (03), o Prefeito assinará os decretos adequando as regras à nova bandeira.

Continua Depois da Publicidade

Em relação à Educação, Marco antecipou que, entre a última semana de setembro e a primeira de outubro, o município apresentará estratégias para a retomada do ensino presencial, de maneira que garanta a segurança. Também sobre Educação, Jean informou que está sendo elaborado um Projeto de Lei que garanta o alvará sanitério para todas as escolas privadas durante o período da pandemia.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…