• Geral
  • 23 de janeiro de 2020

Gravataí teve mais de três casos de furto de energia elétrica por dia em 2019

Gravataí teve mais de três casos de furto de energia elétrica por dia em 2019
Continua Depois da Publicidade
Técnicos da RGE encontraram 1.234 casos de ligações com irregularidades. Foto: RGE/Divulgação

Em 2019, foram descobertas 1.234 ligações irregulares de energia elétrica em Gravataí. O número foi divulgado pela RGE nesta quinta-feira (23) e representa a descoberta de mais de 3,3 casos descobertos por dia durante o ano, apenas no município. De acordo com a empresa, a estatística corresponde a 13,7% do total de instalações.

Continua Depois da Publicidade

Ainda segundo a RGE, a energia recuperada chega a 2.466,7 MWh, o suficiente para abastecer 1.370 residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 150 kWh ao mês para cada casa.

A irregularidade mais comum é a ligação direta na rede para o furto de energia, prática conhecida como “gato”. Em muitos locais, os técnicos da empresa também identificam fraudes nos medidores. Com isso, apenas parte da energia consumida passa pelo leitor e a conta de luz não corresponderá ao que realmente foi consumido.

Continua Depois da Publicidade

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Em 2019, 70 pessoas foram presas em flagrante em operações realizadas pela RGE em parceria com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados, da Polícia Civil, e a Brigada Militar.

Segundo o gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE, Danillo Ferreira Lelis, uma vez identificada uma fraude de energia, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o furto. “As inspeções e as cobranças realizadas são uma questão de segurança e de justiça. Segurança porque uma ligação irregular de energia pode colocar todo o sistema de distribuição em risco e traz insegurança à população. Justiça porque os clientes regulares acabam pagando parte da conta dessa energia consumida irregularmente”, destaca Lelis.

Continua Depois da Publicidade

As ligações ilegais também podem oferecer risco à população, conforme conta o gerente. “Consumidores que adotam esta prática também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais”, frisa Lelis.

Denúncias de furtos de energia podem ser feitas no seguinte endereço:

Continua Depois da Publicidade

http://bit.ly/FurtoRGE

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RGE contabiliza 72 mil clientes sem energia em Gravataí e Cachoeirinha

RGE contabiliza 72 mil clientes sem energia em Gravataí…

Depois do temporal da noite de ontem (15) que causou destelhamentos em casas, quedas de árvores e estruturas metálicas retorcidas, o…
Comerciante de 70 anos é preso por furto de energia em Gravataí

Comerciante de 70 anos é preso por furto de…

Um homem de 70 anos foi preso por uma série de irregularidades em seu estabelecimento comercial na tarde desta quinta-feira (27),…
Vídeo | Homem abandona filhote de gato em condomínio de Gravataí e sai correndo

Vídeo | Homem abandona filhote de gato em condomínio…

O gatinho da foto já tem nome e uma nova família, se chama Otto e vai morar com um morador de…