Gravataí Spartans enfrenta dificuldades financeiras e passa por reestruturação

Gravataí Spartans enfrenta dificuldades financeiras e passa por reestruturação
Continua Depois da Publicidade
Foto: Robertha Knop/Reprodução

O período mais restritivo da pandemia terminou, mas há setores que ainda estão na busca de reestabelecer as atividades de forma viável e saudável. No esporte amador não foi diferente. O Gravataí Spartans, time de futebol americano que representa o município em diversos campeonatos passa por um momento de readequação à nova realidade.

Continua Depois da Publicidade

Wilian Antiqueira Luz, presidente do Spartas explica que o time passou por uma reformulação em outubro de 2021. Segundo ele, antes mesmo da pandemia a busca por divulgação da marca, assim como visibilidade para apoios e patrocínios já era complicada por se tratar de um esporte menos conhecido no país.

“Agora, com a dificuldade financeira que muitos setores ainda enfrentam, complicou bem mais conseguir um aporte para continuar nossas atividades”, comenta o presidente do Spartans. A estratégia começou por entender o que deveria ser feito para este processo de reestruturação. Não havia nem ao menos atividades remotas no ápice do Lockdown.

Continua Depois da Publicidade

“Reestruturamos nossa diretoria, nossa comissão técnica, e, aos poucos, buscando atletas que ainda tinham interesse e continuar praticando o esporte”, conta. Wilian relembra que houve momentos em que os treinos contaram com apenas 5 pessoas em campo. Atualmente o plantel gira em torno de 40 atletas.

O presidente diz que o maior obstáculo para manter o time são os custos altos que o esporte demanda. Cada jogador além da mensalidade, que hoje custa R$ 35,00, precisa pagar os equipamentos pessoais como capacete e os chamados pads, que fazem a proteção do restante do corpo do atleta. Segundo William o kit completo beira os R$ 600,00. O time dispõe de algumas peças para empréstimo.

Continua Depois da Publicidade

“Quando assumi nessa nova gestão como Presidente, meu pensamento sempre foi: Criar pilares básicos estruturais para que o time não fosse preparado apenas para um campeonato, e sim para um projeto a longo prazo”, relata.

Segundo o presidente, hoje em dia outros times buscam atletas sem identificação com o time e com cidade, que após o campeonato saem, o que complica o projeto a longo prazo. “Hoje nosso principal método para conseguir atletas é o recrutamento (seletivas), o que nos ajuda também a moldar um atleta identificado com a filsofia do Spartans”, revela Wilian

Continua Depois da Publicidade

Próximos desafios

Por causa do projeto atual, o time achou melhor não participar do Campeonato Gaúcho KTO de Futebol Americano, que é a maior competição do estado. De acordo com o presidente, o time entendeu que não seria benéfico entrar com o time em processo de reestruturação para competir com equipes que são referência não só regionais, mas nacionais.

Continua Depois da Publicidade

“Por isso optamos neste ano, de jogar apenas a Copa RS KTO de Futebol Americano, que sempre foi considerada um laboratório para as equipes de menor expressão, pudessem se manter ativas.”, explica. O Spartans tem com a Associação e Centro Cultural do bairro Morada do Vale (ACECOVALE) e em agosto, traz pela primeira vez para a cidade de Gravataí, um jogo como mandante de campo em Gravataí. No Gauchão de 2018, e na Copa RS de 2019, o time defendeu mando de campo em São Leopoldo.

O Gravataí Spartans

Fundado em 2016 o Spartans participa de competições oficiais desde 2017, quando disputou o campeonato sem equipamentos da modalidade. Ao final do mesmo ano a equipe migrou para usar o equipamento completo do futebol americano e integrar o campeonato da Federação Gaúcha de Futebol Americano. Em 2018 o time esteve presente no Campeonato Gaúcho e em 2019 sagrou-se vice-campeão da Copa RS.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…
Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

  A Prefeitura de Gravataí inaugura hoje, sexta-feira (26), o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS…