Gravataí sobe para quarta posição das melhores para empreender no RS

Gravataí sobe para quarta posição das melhores para empreender no RS
Continua Depois da Publicidade

Gravataí pulou da sexta para a quarta posição entre os melhores municípios gaúchos para empreender e saltou da 79ª para a 57ª colocação no país no mesmo levantamento. É o que aponta o ranking das melhores cidades para empreender no Brasil, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do Governo Federal, com apoio da Endeavor, divulgado nesta quarta-feira (19/4).

Continua Depois da Publicidade

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023 avalia os municípios mais populosos do país desde 2014. A finalidade é servir de instrumento para gestores públicos e organizações de apoio na economia municipal, além de ser um guia para empresas decidirem sobre a expansão dos seus negócios.

“Esse salto é resultado de vários fatores, desde os importantes investimentos que temos feito em áreas como infraestrutura e educação até a simplificação dos processos e a criação de um ambiente cada vez mais favorável para a atração de novos negócios, com foco na geração de empregos”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Entre os fatores levados em consideração na pesquisa estão quesitos como as boas oportunidades no ambiente regulatório; questões ligadas à infraestrutura, como o transporte e a conectividade por rodovias; oportunidades de mercado e de acesso a capital; a inovação e o capital humano.

“Em Gravataí temos trabalhado para garantir uma mão de obra cada vez mais qualificada, implementando questões de robótica e inovação no currículo escolar e potencializando as oportunidades através de um ambiente propício para o empreendedorismo e a inovação”, acrescenta o prefeito.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, entre outros fatores positivos para Gravataí, o prefeito destaca a posição estratégica do município, cercado por rodovias importantes, como a Freeway, a BR-116, a ERS-118, a ERS-020 e a ERS-030, que ligam a região ao centro do país, à Serra e ao Litoral, além das ações como a plataforma do Tudo Fácil, o IPTU Verde, a Sala do Empreendedor, considerada Selo Diamante, e a agilidade na emissão de licenças e alvarás. Outro ponto elencado foi a proximidade com o Aeroporto Internacional de Porto Alegre e o novo terminal de cargas, que fica distante somente a 15 minutos.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas