Gravataí registrou uma mulher estuprada a cada semana em 2020

Gravataí registrou uma mulher estuprada a cada semana em 2020
Continua Depois da Publicidade

O dia 30 de novembro de 2020 foi a segunda-feira da 49º semana deste ano. Nestas 49 semanas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Gravataí registrou 49 estupros, o equivalente a um por semana. O número é exatamente igual ao registrado no mesmo período no ano passado, com cinco casos em dezembro, a cidade terminou 2019 com 54 casos.

Continua Depois da Publicidade

Entre outubro e novembro, a reportagem do Giro de Gravataí noticiou três casos de mulheres que foram atacadas em via pública por estupradores. Em um deles, a Brigada Militar conseguiu impedir o crime. Nas outras duas situações, as prisões aconteceram depois, uma realizada pela BM e outra pela Guarda Municipal. No entanto, o mais comum é que este tipo de crime seja realizado por pessoas próximas às vítimas, muitas vezes familiares.

Em relação aos feminicídios, enquanto 2019 teve dois casos registrados, neste ano foi um. Porém o número de tentativa subiu de cinco para oito, desconsiderando os números de dezembro. Já as ameaças tiveram queda importante no período, passando de 790 para 608. No mesmo sentido, as lesões corporais também diminuíram, foram 315 registros neste ano, contra 451 entre janeiro e novembro de 2019.

Continua Depois da Publicidade

Analu Sônego, coordenadora da Casa Lilás de Gravataí salienta que os registros, no entanto, muitas vezes não têm sequência. “A mulher, por alguma situação, algum caso de violência cira a coragem para fazer a denúncia, mas depois, ou por necessidade, ou por outros motivos, acaba não buscando o acompanhamento”, revelou.

Na Casa Lilás, mulheres vítimas de violência, recebem auxílio psicológico e orientação para buscar os demais serviços da rede de proteção e acolhimento. Em situações de vara de família, o local também oferece apoio jurídico.

Continua Depois da Publicidade

Para contatar a instituição, basta ligar para o telefone 0800 510 24 68.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…