Gravataí fará mutirão para auxiliar famílias com os saques emergenciais do FGTS

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A Prefeitura de Gravataí montou uma força-tarefa para auxiliar no saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias que tiveram suas casas atingidas pelo ciclone extratropical em junho. Gabinete do Prefeito, Defesa Civil e Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) do município atuarão em conjunto para dar suporte aos gravataienses que ainda não solicitaram o benefício ou tiveram pedido negado pela Caixa Econômica Federal.

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Representantes da Prefeitura participaram, na última semana, de reunião com diretores da Caixa Econômica Federal. O encontro buscou soluções para problemas enfrentados pelos trabalhadores na solicitação do saque calamidade, como divergências de endereços e falta de documentos.

Até 14 de setembro, agentes da SMFCAS vão visitar ruas das regiões mais afetadas. O objetivo é tirar dúvidas dos moradores destas áreas para que não percam o prazo limite definido pelo governo federal para o saque do FGTS, que é 21 de setembro.

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Além do trabalho nas ruas, a Prefeitura disponibilizou os Centro de Referência de Assistência Social para informações à população. É possível fazer contato com os CRAS via WhatsApp (confira a lista de endereços e telefones neste link ou ao final deste texto).

Quem tem direito ao saque:

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Trabalhadores residentes em Gravataí com saldo no Fundo de Garantia podem solicitar o saque na modalidade calamidade. Mas atenção: a liberação emergencial foi autorizada apenas para as famílias comprovadamente afetadas pelo fenômeno climático, ou seja, tenham tido prejuízos como avarias em suas residências.

Desta forma, terão direito apenas os moradores das áreas afetadas em Gravataí, de acordo com os endereços previamente identificados pela Defesa Civil Municipal. As regiões mais impactadas foram Morungava, Caveira, Costa do Ipiranga, Itatiaia, Parque dos Anjos e Vila Rica.

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Outro fator importante: para acessar o benefício, é necessário que o trabalhador afetado pelo ciclone possua saldo na conta do FGTS e que não tenha realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. Lembrando que o valor máximo para a retirada por trabalhador é de R$ 6.220,00.

Como solicitar:

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O pedido é realizado pelo telefone celular, via aplicativo FGTS, na opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecimento a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem cobrança de tarifas.

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Em caso de negativa pela Caixa, mesmo tendo o trabalhador comprovado residir em uma das áreas atingidas pelo ciclone em Gravataí, o trabalhador pode buscar auxílio no CRAS da região em que mora.

Ao procurar o CRAS, o morador de Gravataí deve apresentar CPF e o comprovante de endereço em seu nome ou de cônjuge (confira relação abaixo), os mesmos documentos encaminhados à Caixa. Após, estas informações serão conferidas pela Defesa Civil do Município e, tendo o trabalhador direito comprovado ao saque, informadas ao banco. Lembrando que o retorno sobre a liberação do saque calamidade será dado pela Caixa, via aplicativo.

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Saque 100% digital – App FGTS

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. Após realizar o download do app e inserir as informações de cadastro, o solicitante deve acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” e selecionar GRAVATAÍ no campo “cidade”. Após, é necessário selecionar a opção para creditar o valor em conta, informar o banco e enviar a solicitação.

Documentos necessários:

Foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Como documento de Identidade, também são aceitos carteira de habilitação e passaporte; já o comprovante de residência, sempre em nome do trabalhador, pode ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, desde que emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. No caso de o comprovante de residência estar em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

Programa Volta por Cima

É importante destacar que o saque do FGTS não está relacionado com o programa Volta por Cima, criado pelo governo do Estado. Este é um benefício de R$ 2,5 mil é destinado também às famílias atingidas pelo ciclone extratropical, contudo, somente para famílias de baixa renda e identificas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal (outras informações disponíveis neste link).

Onde tirar dúvidas:

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou fazer contato com pelo ‘’Fale Conosco’’ do banco – 0800 726 0207.

Confiram as localizações e horários de funcionamento dos Centros de Referência:

CENTRAL CADASTRO ÚNICO – Avenida Ely Corrêa, 675 – Parque dos Anjos
Atendimento exclusivo presencial, das 9 às 17h
WhatsApp: (51) 99399-9591

CRAS ANNITA LUZIA BRAUN – Rua Fernandes C. Rosa, 30 – Girassol
Telefone: (51) 3600-7730

CRAS BARNABÉ – Rua Escobar, 113 – Parque dos Eucaliptos
Telefones: (51) 3600-7726 / 7727

CRAS CENTRO – Rua Antônio Francisco Fonseca, 122 – ao lado da APAE
Telefone: (51) 3600-7888

CRAS MANOEL BARBOSA – Rua Forquetinha, 10 – Breno Garcia
Telefone: (51) 3600-7717

CRAS SÃO JUDAS TADEU – Rua Félix Rodrigues, 155 – São Judas Tadeu
Telefone: (51) 3600-7725

Importante:

Nas quintas-feiras, todos os CRAS e a Central do Cadastro Único estão fechados para expediente interno. Para outras informações, entre em contato com a Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social de Gravataí pelo telefone (51) 3600-7131.

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