• Geral
  • 7 de fevereiro de 2022

Gravataí está entre os 10% das cidades adimplentes no Cadastro da Dívida Pública

Gravataí está entre os 10% das cidades adimplentes no Cadastro da Dívida Pública
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação

Gravataí está entre os 10% dos municípios brasileiros que estão adimplentes no Cadastro da Dívida Pública (CDP). Esta é uma obrigação prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a falha no envio das informações resulta na negativação no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC), impossibilitando o recebimento das transferências voluntárias e, também, a contratação de operações de créditos. Diferentemente de Gravataí, após encerrado o prazo do CDP, em 30 de janeiro, os 90% dos municípios restantes que estão em situação irregular no Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem) precisam tomar providências.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, esta não é apenas uma obrigação legal ou pré-requisito para acesso ao crédito. “Cumprir as obrigações de pontualidade e boa saúde dos dados de execução orçamentária e controle da despesa, mais que obrigação legal, é dispor de ferramentas que exemplificam qualidade e boa gestão. Ao cumprirmos os prazos e os requisitos de qualidade na informação contábil, estamos atendendo ao princípio de transparência e facilitando o controle social sobre os atos da despesa e receita públicas”, disse Zaffa, reafirmando que seu governo buscará, de maneira incansável, o aprimoramento dos atos de controle e eficiência no trato da coisa pública.

Para o secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, estar entre os 10% não é um fim em si, mas um indicador de que os esforços em torno da qualificação dos atos contábeis e de controle do município estão no caminho certo. “Temos um time de primeiríssimo nível no campo da contabilidade pública. Os contadores e técnicos em contabilidade estão em constante aprimoramento e sendo convidados a fazer parte de um projeto continuado de qualificação dos atos e procedimentos contábeis do município”, ressaltou.

Continua Depois da Publicidade

“Hoje, o ato de fechar um relatório não é mera questão contábil. Toda a administração tem que realizar seus atos de forma pontual, sequencial, desde a licitação até a patrimonialização dos itens, passando por gestores e fiscais de contratos, para, finalmente, produzir uma boa informação contábil. Nossa intenção é aperfeiçoarmos este ciclo, aprimorarmos cada vez mais o sistema contábil do município e representarmos, muito em breve, um ente com excelência contábil perante a Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, ressaltou o secretário Davi, parabenizando, por intermédio da contadora-geral Marisângela Bueno, a todos os profissionais de contabilidade da administração municipal.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…