Gravataí era o reduto de estelionatários na venda de casas de madeira

Gravataí era o reduto de estelionatários na venda de casas de madeira
Continua Depois da Publicidade

Foi na manhã desta quinta-feira (20) que agentes do Deic e da Delegacia do Consumidor (Decon) embargaram a operação de duas construturas e prenderam os dois proprietários suspeitos de estelionato e associação criminosa. A fraude não era muito mirabolante, mas segundo a investigação, já havia lesado mais de 15 pessoas em todo o Estado e movimentado mais de R$ 300 mil reais.

Continua Depois da Publicidade

Procurando uma residência para morar, os compradores acabavam se deparando com o valor das casas pré-fabricadas muito abaixo do valor de mercado, comparado com as demais empresas, a grande maioria, localizadas ao longo da ERS-020, em Gravataí. Pela facilidade na documentação e com um valor fora da tabela, eles acabavam caindo no golpe. Ainda segundo a polícia, o bando arrecadava o valor de entrada dado pelas vítimas e nem se quer iniciavam a obra, fechando as empresas e reabrindo em nome de novos ‘laranjas’ e com outros endereços.

Conforme a investigação, os estelionatários já haviam praticado os crimes nas cidades de Porto Alegre, Viamão, Santa Maria, Igrejinha, Torres, Capão da Canoa, Gravataí, Joia e Bossoroca. Além das duas prisões ocorridas em Gravataí, outros sete mandados de buscas foram cumpridos nas residências dos envolvidos, e que seriam proprietários das empresas Constru Ramos e Construforte.

Continua Depois da Publicidade

Homicídios atacou em nove na operação do Heitor

Há cerca de um mês atrás, os estelionatários do ramo já tinham sido alertados do desmoronamento de suas fraudes. Isso porque a investigação de um homicídio levou os policiais da Delegacia de Homicídios de Gravataí a apurar por cinco meses as atividades ilícitas de nove empresas com sede em Gravataí.

Batizada de Operação Heitor – nome de um dos personagens da história dos Três Porquinhos, que era responsável pela construção da casa de madeira, a polícia indiciou oito pessoas que faziam parte do esquema. Eles ainda abriam elas uma do lado da outra para parecerem concorrentes, afim de induzir o consumidor a comprar na construtora que oferecia o menor valor, que chegava a ser oito vezes menor do que o preço de tabela.

Continua Depois da Publicidade

Madecasas, Mad Arte, Madearte, Aliança, União, Ideal, Central Das Casas, RS Casas e Construart foram confirmadas pela investigação como as empresas que aplicavam os golpes. Cerca de R$ 16 mil reais foram apreendidos em um dos locais. A justiça também decretou o sequestro de mais de um milhão de reais em bens. Um veículo de luxo também foi apreendido no dia da ação.

Prejuízo para quem é correto

Não só as vítimas ficavam prejudicadas com os golpes, mas também as demais empresas que trabalham com a fabricação de casas de madeira ao longo da ERS-020. Na Operação Heitor, o Giro de Gravataí conversou com um empresário, que por questões de segurança preferiu não se identificar. Ele apontou a queda nas vendas após as fraudes ocorridas em Gravataí e região.

Continua Depois da Publicidade

“Esse caras se aproveitaram das empresas que atuam há anos nesse ramo e viram que era possível tornar o negócio uma fraude. Inclusive eles se instalavam ao longo da ERS-020 para parecer se misturar as demais empresas. Só que isso acabava quebrando todos nós. Eles vendiam por valores dez vezes menor do que o mercado vende. Ganhavam o cliente, mas nunca entregavam. Só que colocou todos sob suspeita. Agora vai ser difícil tirar essa imagem”, contou o empresário que há oito anos atua no ramo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

Gravataí pode receber um ambulatório voltado para gestantes

  Na última quinta-feira (18), durante uma reunião entre a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o presidente do Conselho de…
Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos em Gravataí

Fundação Bradesco está com inscrições abertas para cursos gratuitos…

  Pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio em curso ou completo podem se inscrever no programa de Formação…
Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…