• Geral
  • 27 de novembro de 2018

Gravataí é destaque no Programa Bebê Saúde

Gravataí é destaque no Programa Bebê Saúde
Continua Depois da Publicidade

Pela segunda vez a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi reconhecida com o prêmio Salvador Celia 2018, categoria Visitadores do Bebê Saúde/Primeira Infância Melhor, concedido pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu no encerramento do 12º Seminário da Primeira Infância, realizado nesta segunda-feira (26), na Casa da Música da Ospa, em Porto Alegre. Com o tema “Primeira Infância Melhor – 15 anos de histórias”, o evento integrou as atividades da Semana do Bebê, promovido pelo governo do Estado.

Continua Depois da Publicidade

O trabalho apresentado por Gravataí foi desenvolvido pela estagiária e estudante do quinto ano de Nutrição Fabiana Borges dos Santos. Relatou o caso de uma paciente surda, mãe de um bebê recém-nascido, que não conseguia se comunicar com os profissionais de saúde devido à sua deficiência.Sem parentes ou família no Rio Grande do Sul, ela recebeu atendimento na UBS Centro, onde foi acionada a equipe do programa Bebê Saúde e PIM.

Aí entrou em cena a visitadora Fabiana, que fala a língua dos sinais e há cerca de um ano faz acompanhamento da mãe e do bebê. A mãe havia sido diagnosticada com“psicose puerperal” e buscava ajuda para melhor cuidar do filho.  “A mim coube o papel de ser a sua rede de apoio, sua comunicação e seus ouvidos, e ela se reergueu, emponderou-se, lutou e reorganizou a sua vida”, contou Fabiana.

Continua Depois da Publicidade

Foto: Secretário da Saúde, Jean Pierre, a estagiária Fabiana Borges, a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba e a nutricionista Liane Fani Pinto.

O Bebê Saúde, criado em 2013 em Gravataí, que hoje atende 230 famílias, em parceria com o programa Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Estado, teve o apadrinhamento e principal incentivadora a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba. “Estão todos de parabéns por mais essa conquista, que também já havia ocorrido em 2016, porque é o reconhecimento de um trabalho que tem reflexos altamente positivos para toda a vida dessas crianças”, ressaltou Patrícia. O alvo principal do programa são as crianças de zero a três anos, além de gestantes e bebês em situação de saúde especial.

Continua Depois da Publicidade

A coordenadora do Bebê Saúde, a nutricionista Liane Fani Pinto, explica que as famílias são acolhidas a partir da rede de saúde, que também envolve serviços da Secretaria Municipal da Família, Cidade e Assistência Social (SMFCAS). “Trabalhamos basicamente com a vinculação da família, com os cuidado com a criança, proximidade com a Unidade de Saúde, melhora da qualidade de vida”, observou. O programa também faz o acompanhamento de gestantes, fazendo com que essas mães tenham um cuidado maior, elevando o índice de amamentação.

“O cuidado da Prefeitura de Gravataí com os pequenos envolve muito carinho, atenção e informação para orientar e criar as melhores condições possíveis para o seu pleno desenvolvimento”, salientou o secretário de Saúde e também procurador geral do Município, Jean Torman. “Trabalha-se com ênfase na prevenção e na promoção da saúde, gerando uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Continua Depois da Publicidade

*Com fotos e informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em Gravataí

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em…

  Um grupo de aproximadamente 200 pessoas que ficaram desabrigadas por conta das cheias que atingem Canoas está sendo acolhida, na…
Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou em bairros banhados deve ficar em alerta

Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou…

  Neste sábado (4/5), o Rio Gravataí chegou aos 6,03m e, com a elevação gradual do curso de água, a orientação…
Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se voluntariaram para ajudar atingidos pelas enchentes no RS

Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se…

  A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu, até o início da tarde deste sábado (4/5), o…