Gravataí e Cachoeirinha marcam presença na Feira do Livro de Porto Alegre

Gravataí e Cachoeirinha marcam presença na Feira do Livro de Porto Alegre
Continua Depois da Publicidade

 

A exemplo das edições anteriores, autores e artistas de Gravataí e Cachoeirinha participam da Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega. O evento, que está em seu 69º ano, começou no dia 27 de outubro e encerra na próxima quarta-feira, feriado de 15 de novembro. A programação no Centro Histórico da capital acontece das 10h às 20h.

Continua Depois da Publicidade

Nesta edição, o patrono é o escritor e cineasta Tabajara Ruas e o tema “Quem lê, sabe o caminho”. A Feira de 2023 totalizará 650 sessões de autógrafos, 155 palestras para o público adulto e mais 200 atividades para o público infantojuvenil. A programação completa, bem como mais informações sobre o evento, estão disponíveis neste link.

Confira algumas atrações que representam Gravataí e Cachoeirinha nos próximos dias:

Continua Depois da Publicidade

Após a participação na 34ª Feira do Livro de Gravataí, o músico e escritor Arthur de Faria lança “Lupicínio: uma biografia musical”, neste sábado (11/11), às 16h, no Espaço Força e Luz, no Auditório Barbosa Lessa (Rua dos Andradas, 1223). Às 18h, está prevista uma sessão de autógrafos na Praça Gerdau do evento literário.

A escritora Ivone Aretz, de Gravataí, estará na Praça de Autógrafos Gerdau, no domingo (12/11), às 19h, lançando as obras “Reiki como luz no caminho: a purificação do caminhante – nível 1”, “A iluminação do caminhante – nível 2” e “A entrega do caminhante – nível 3”.

Continua Depois da Publicidade
Ivone Aretz lançou livros na Feira de Gravataí e agora participa da edição em Porto Alegre. Foto: Divulgação

Também no dia 12 de novembro, a Cena Produções Artísticas, comandada pela escritora e contadora de histórias Rosane Castro, de Cachoeirinha, apresenta o projeto Museu do Livro, a partir das 10h, no Memorial do Rio Grande do Sul. A atividade tem como público-alvo mediadores de leitura. A iniciativa destaca textos de Rosane e ilustrações de Mônika Papescu com o intuito de mostrar o processo de criação e produção de um livro.

Outro destaque de domingo (12/11) será o Sarau do Clube Literário de Gravataí, às 18h, no Território dos Parceiros da Feira do Livro, espaço viabilizado pela Caixa. O mesmo local será palco para ações da Secretaria da Educação de Cachoeirinha (SMED), na terça (14/11), a partir das 10h.

Continua Depois da Publicidade
No feriado, Rosane Castro contará a história do livro “De quem é a casa?”, de sua autoria. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Rosane Castro, que tem participado de várias ações na edição, fará uma contação de histórias no último dia de Feira do Livro (15/11). Ela apresentará “O jardim de Antonieta” e “De quem é a casa?”, às 17h, no Quintal das Histórias Sulgás.

No feriado da Proclamação da República (15/11), a Praça de Autógrafos Gerdau recebe o Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Cachoeirinha para o lançamento da publicação “Elas contam: 18 histórias de sucesso”, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul.

Continua Depois da Publicidade

Já passaram pela Feira do Livro…

Desde o início da edição, vários gravataienses e cachoeirinhenses participaram da programação da Feira do Livro de Porto Alegre. Entre eles, o grupo ColetiveArts, que promoveu uma mostra cultural no dia 28 de outubro; o Colégio Dom Feliciano, que realizou sessão de autógrafos dos alunos no dia 29; as escritoras Angela Xavier e Denise Dutra que autografaram, respectivamente, “O Lanceirinho Negro” e “Mãe, Amor e Justiça”, nos dias 1 e 6 de novembro.

ColetiveArts expôs trabalhos e interagiu com o público. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Outro representante de Gravataí no evento foi o professor de História e escritor Nestor Ourique Medeiros, que lançou uma série de publicações, no dia 30 de outubro. O autor autografou “Gravataí: Histórias” e as quatro obras já lançadas da série “As aventuras do Detetive Oswaldo”, cujos títulos são “Marilyn Monroe em Porto Alegre”, “O Lobo de Gravatá”, “Caminho sem volta” e “Venturas e Desventuras no Buraco da Velha”.

Continua Depois da Publicidade
Nestor Ourique lançou cinco títulos na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foto: Divulgação

O rapper e escritor Vinícius Brasil, o Guerreiro Poeta, participou de um bate-papo com alunos do Ensino Médio, no Espaço Jovem Banrisul Vero, no dia 6 de novembro. A ação do artista de Cachoeirinha foi denominada “Vivência no Hip Hop – Elemento Rap: Ritmo e Poesia”.

Vinícius Brasil compartilhou com o público sua experiência em composições de rap e poesia. Foto: Tainara Rangel

Foto de capa: Eduardo Fernandes/Câmara Rio-grandense do Livro

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Artistas da região promovem sarau na Feira do Livro de Porto Alegre

Artistas da região promovem sarau na Feira do Livro…

O ColetiveArts, formado há quatro anos por artistas da Região Metropolitana, sobretudo de Gravataí e Cachoeirinha, vai participar pela primeira vez…
Gravataí e Cachoeirinha estarão presentes na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Gravataí e Cachoeirinha estarão presentes na 68ª Feira do…

Nesta sexta-feira (28/10) começa a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento, organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro, tem…