• Geral
  • 24 de novembro de 2020

Gravataí é a única cidade do Sul do país reconhecida pelo Ministério da Saúde na Atenção à Saúde da Criança

Gravataí é a única cidade do Sul do país reconhecida pelo Ministério da Saúde na Atenção à Saúde da Criança
Continua Depois da Publicidade
Dezenas de pessoas participaram do mamaço. Rafael Rosa Fotografia/ Divulgação

A Prefeitura de Gravataí tem se destacado pelo reconhecimento de ações voltadas para a área social, especialmente em saúde e educação. O município é o único do Sul do país entre os cinco reconhecidos pelo Ministério da Saúde na adoção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Nesta quarta-feira, 25, Gravataí irá apresentar o programa “O impacto da implementação da ‘Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil’ (EAAB) nos índices de aleitamento materno exclusivo”. A apresentação faz parte do “Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde da Criança e Aleitamento Materno”, que será de forma virtual.

Continua Depois da Publicidade

A ação, desenvolvida pelo Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), em parceria com o Bebê Saúde e a Atenção Básica, é mais um projeto que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento infantil. Para a coordenadora do Cenq, Margarete Tavares Kayser, a escolha é a demonstração de um trabalho feito com excelência: “Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foram organizadas as oficinas de trabalho nas unidades, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na Atenção Básica. Hoje, contamos com 12 Unidades de Saúde certificadas. Isso nos dá resultados como esse, de reconhecimento”.

Junto com mais quatro projetos de todo o país, a nomeação trouxe alegria para os profissionais da saúde. O secretário municipal de Saúde Jean Torman parabenizou as equipes: “É a coroação de um trabalho feito com muito amor e dedicação. A área da saúde é um setor delicado, mas nós cuidamos de pessoas. Quando estamos falando de amamentação, gestação e tudo o que envolve recém-nascidos, gestantes e puérperas, isso se torna ainda mais delicado. Sabemos da importância desse projeto e eu só tenho a agradecer pelos excelentes profissionais que temos. A vitória é deles, e quem ganha é a comunidade”.

Continua Depois da Publicidade

Como funciona o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida

O local é um centro especializado, constituído por uma equipe de nutricionistas, estudantes de nutrição, psicólogo e endocrinologista que atende à população encaminhada da atenção básica e centros especializados. Por meio de consultas individuais ou grupos educativos, o objetivo do Cenq é promover hábitos alimentares saudáveis, tratar doenças e prevenir seus agravos.

Com a participação na “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)”, as equipes do Cenq conseguiram desenvolver um serviço que foi reconhecido pelo Ministério da Saúde. O EAAB visa intensificar as ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável.

Continua Depois da Publicidade

Também é incentivada a orientação alimentar para crianças menores de dois anos como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade.

Programa Bebê Saúde: sete anos orientando as mamães

Outra iniciativa da Secretaria de Saúde com amplo reconhecimento e premiação é o Programa Bebê Saúde, que completou sete anos em 2020. Durante esse período, a importância do aleitamento materno também é reforçada pelos profissionais da saúde. Atendendo gestantes em situação de vulnerabilidade social, a ação trabalha a importância da amamentação, acompanha o pós-parto, tudo dentro de um sistema de atendimento humanizado.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a enfermeira coordenadora do Bebê Saúde, Lenise Lourenço, a capacitação dos profissionais também é importante para o reconhecimento do programa. “Temos a manutenção do projeto, que é de grande importância para o município e as famílias. Nossos acadêmicos têm toda uma orientação técnica, com profissionais formados, ou seja, temos o amparo necessário para oferecer um serviço de qualidade. Dessa forma, somos reconhecidos e todas as premiações e títulos que já recebemos são uma vitória para a comunidade”, afirma Lenise.

Dezenas de famílias participaram do 2º Mamaço de Gravataí em 2019

Em agosto de 2019, a Prefeitura de Gravataí, através do Gabinete da Primeira-Dama Patrícia Bazotti Alba e da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social, apoiou o 2º Mamaço de Gravataí. A ação ocorreu no Parcão da 79, em um domingo, e foi organizada pelas doulas (mulheres que orientam e assistem a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê) e consultoras em amamentação Andrea Gabech e Analu Muñoz. Estiveram presentes em torno de 45 adultos, além de dezenas de bebês e crianças. Mesmo com frio, o sol aqueceu e trouxe muitas famílias. O evento tratou de temas como “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação”. Ao final do encontro ocorreu a grande hora do Mamaço, com uma grande roda de mães sentadas amamentando seus bebês e os pais presentes também auxiliando.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Rafael Rosa/Especial

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…
Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

  Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (08), divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que o nível do…
GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das chuvas no RS

GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das…

  A General Motors informou que a produção na fábrica de Gravataí, RS, está temporariamente suspensa, afetando a montagem dos modelos…