Gravataí doou mais de 22 toneladas de mantimentos para o Vale do Taquari

Gravataí doou mais de 22 toneladas de mantimentos para o Vale do Taquari
Continua Depois da Publicidade

 

Sensibilizados com o episódio climático que atingiu o Vale do Taquari no início deste mês, a comunidade de Gravataí se uniu e mostrou mais uma vez o seu espírito solidário. Mais de 22 toneladas em doações, entre alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de roupas, foram arrecadadas na cidade.

Continua Depois da Publicidade

Cinco caminhões carregados com os donativos se deslocaram até os municípios de Encantado e Muçum para entregar os itens arrecadados.

“Quero expressar nossa solidariedade às famílias do Vale do Taquari que enfrentaram perdas devastadoras. As doações que enviamos são de suma importância, pois não apenas representam uma assistência, mas também simbolizam um novo começo”, comenta o vice-prefeito de Gravataí e Coordenador do Comitê da Solidariedade, Dr. Levi Melo, ao agradecer a todos que contribuíram, além do apoio da Polícia Civil e Colégio Adventista nesta iniciativa do governo municipal.

Continua Depois da Publicidade

Desde a última terça-feira, 12, com a forte chuva que atingiu a Região Metropolitana, a entrega de donativos tem sido concentrada para aqueles que precisam no nosso município. O nível do Rio Gravataí, que já estava elevado (4,65 metros no final da tarde do dia 12/9), aumentou e atingiu a marca de 5,25 metros (o normal é de 2,60 metros) na última sexta-feira, 15, resultando em alagamentos na cidade.

Uma das regiões mais afetadas foi o bairro Vila Rica. Pelo menos 44 pessoas precisaram ser abrigadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel e outras 100 ficaram desalojadas.

Continua Depois da Publicidade

Uma semana depois, o nível do rio segue alto (5,16m) e todos os pontos de alagamentos são monitorados 24 horas. Vinte e duas pessoas que estavam abrigadas na Princesa Isabel agora estão na Igreja Católica do Parque Florido. Essa transferência foi necessária para que as aulas pudessem ser retomadas na instituição de ensino.

Maior desastre natural em seis décadas

Continua Depois da Publicidade

Segundo o governo do Estado, até as 12h desta terça-feira, 19, havia a confirmação de 48 mortes em decorrência das chuvas intensas que atingiram o solo gaúcho no início deste mês. É o maior desastre natural no Rio Grande do Sul em 64 anos. Ainda há nove pessoas desaparecidas e o número de municípios afetados chega a 106.

Registros de jornais apontam que, em setembro de 1959, chuvas torrenciais, enchentes e deslizamentos de terra deixaram 94 mortos no Vale do Rio Pardo. Essa seria a maior tragédia do Estado no quesito perdas de vidas humanas em desastres naturais.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a cheia do Rio Taquari já pode ser considerada, a segunda maior da história do rio, só perdendo para a grande enchente de 1941. Em Estrela, o rio alcançou a cota de 29,53 metros, 39 centímetros abaixo da enchente do início da década de 40, 29,92 metros.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Shopping do Vale é um dos principais pontos de coleta das doações em Cachoeirinha

Shopping do Vale é um dos principais pontos de…

  Tendo em vista a situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul, e a fim de auxiliar a Prefeitura…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…