• Geral
  • 10 de agosto de 2021

Gravataí discute a a qualificação no atendimento às crianças vítimas de violência

Gravataí discute a a qualificação no atendimento às crianças vítimas de violência
Continua Depois da Publicidade
Criação de um Centro Referencial de Atendimento ao Educando foi discutida. Foto: Giulliano Pacheco/Divulgação

Nesta terça-feira (10), o vice-prefeito Dr. Levi Melo recebeu, em seu gabinete, o secretário Municipal da Saúde, Régis Fonseca, a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas, Juliana Fontoura, a coordenadora de Política de Saúde Mental, Camille Viçosa, e as conselheiras tutelares Janaína Feijó, Deize Costa, Tati Saldanha, Adriana Neves e Juliana Fontoura para discutirem a reestruturação do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS), a criação do Centro Referencial de Atendimento ao Educando (CRAE) e a ampliação da escuta especializada.

Continua Depois da Publicidade

“A pandemia elevou a quantidade de denúncias de atos de violência contra crianças e adolescentes junto aos conselhos tutelares, e o abuso sexual é o mais comum deles. Por isso, precisamos fazer com que a estrutura de atendimento esteja qualificada e disponível para acompanhar os casos”, disse Dr. Levi Melo.

Já está agendada uma reunião com a juíza Eugênia Neves Willhelm para tratarem sobre alternativas de reestruturação, criação e ampliação dos serviços especializados em violência infantil. “É importante chamarmos a atenção da população, pois esse tipo de violência é difícil de verificar.  A Assistência Social e os demais órgãos só conseguem trabalhar a partir das denúncias que chegam. É a partir daí que conseguiremos ampliar e melhorar nosso atendimento”, explicou o vice-prefeito.

Continua Depois da Publicidade

Entenda:

O Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual é um serviço criado para prestar informações e orientações às vítimas de violações de direitos, abuso de autoridade, exploração sexual e qualquer tipo de discriminação. Já o Centro Referencial de Atendimento tem como objetivo proporcionar um atendimento diferenciado aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com necessidades especiais, física, mental, visual e auditiva em contra turno.

Onde procurar ajuda e denunciar?

Você pode denunciar algum caso de violência sexual infantil para o disque-denúncia (181) ou para a Polícia Militar (190). Além disso, você pode fazer contato com o Conselho Tutelar Leste ou Oeste e com algum dos conselheiros, por meio dos números abaixo:

Continua Depois da Publicidade

CTL – Conselho Tutelar Leste, telefones: 3600.7657 e 3600.7650

CTO – Conselho Tutelar Oeste, telefones: 3600.7710 e 3600.7711

Continua Depois da Publicidade

Plantão – 0800.510.0040

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…
Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

  Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (08), divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que o nível do…
GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das chuvas no RS

GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das…

  A General Motors informou que a produção na fábrica de Gravataí, RS, está temporariamente suspensa, afetando a montagem dos modelos…