Gravataí decreta situação de emergência por conta da estiagem

Gravataí decreta situação de emergência por conta da estiagem
Continua Depois da Publicidade
Município prepara plano de ação para reduzir impactos causados pela falta de chuvas. Foto: PMG/Divulgação

O prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo, decretou situação de emergência no município em decorrência da estiagem. A medida, assinada nesta sexta-feira, 3, leva em conta parecer técnico da Defesa Civil sobre os danos causados pelo longo período sem chuvas ao abastecimento de água potável à população e os prejuízos à agricultura local.

Continua Depois da Publicidade

Levi destaca que o decreto acelera a tomada de ações pelo governo municipal para reduzir os impactos econômicos e sociais gerados pela seca. “Poderemos dar resposta mais eficaz à cidade, promovendo as intervenções necessárias aos prejuízos já contabilizados e, o mais importante, minimizar efeitos futuros, uma vez que as previsões meteorológicas indicam um período longo sem chuvas pela frente.”

O governo municipal monitora a sustentabilidade ao Rio Gravataí e acompanha de perto os efeitos da estiagem sobre a produção rural. Desse modo, o decreto prevê a implementação de um plano de ação centrado nestas áreas em caso de necessidade. O documento estabelece a Defesa Civil de Gravataí responsável por mobilizar e coordenar as demais secretarias e estruturas de governo na execução das medidas e no cumprimento das normas enquanto forem indispensáveis.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com levantamento do escritório da Emater em Gravataí, as perdas na agricultura local superam os R$ 4 milhões. E entre as culturas mais afetadas estão a do milho, com 70% da produção perdida, a soja, com 25% e olerícolas (produção de verduras, legumes e hortaliças para consumo humano) com 30% de quebra.

Já o relatório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (Sema) reforça a necessidade do decreto sob a ótica dos recursos hídricos de superfície (rio e afluentes) e águas subterrâneas – em situação crítica desde o mês de dezembro do ano passado. O monitoramento alerta para as previsões meteorólogias que indicam a ocorrência de chuva abaixo da média histórica de fevereiro, o que contribui potencialmente com o agravamento do quadro de escassez.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…