• Geral
  • 17 de setembro de 2020

Gravataí alcança a sua melhor nota na educação básica segundo o Inep

Gravataí alcança a sua melhor nota na educação básica segundo o Inep
Continua Depois da Publicidade
Sistema de Ensino Aprende Brasil reúne livros didáticos, assessoria pedagógica, plataforma de aprendizagem, sistemas de avaliação e gestão. Foto: PMG/Divulgação

Gravataí conseguiu aumentar a sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), chegando a 5,7, de acordo com os dados o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira. A nota é referente ao ano de 2019 e é considerada o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil.

Continua Depois da Publicidade

“Eu sempre reforço que o maior legado que o nosso governo quer deixar é uma educação de qualidade. Receber essa notícia é a confirmação de um trabalho transparente, com dedicação e voltado para a população. Cuidar das crianças é cuidar do futuro de nossa cidade e nós fazemos de tudo para oferecer um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito Marco Alba. Ele ainda ressaltou que o município sempre agiu de acordo com a Lei, investido os 25% do orçamento nessa área.

Marco ainda parabenizou os professores e todos os profissionais da educação no município. “Estamos quase atingindo o patamar de ensino dos países desenvolvidos, que têm nota 6. Isso se dá, também, pelo empenho das professoras, professores, equipes de pedagogia, monitores e todos que dedicam suas vidas ao ensino. Nós destinamos as verbas, investimos na educação, mas são eles que traduzem isso para a linguagem escolar”.

Continua Depois da Publicidade

Em 2019, Gravataí investiu cerca de 235 de milhões de reais na educação. Nesse valor estão incluídos o kit de material escolar, que é distribuído para todos alunos desde o ano passado e os uniformes desde 2014, que beneficiam os quase 30 mil alunos da rede municipal. “Estamos dando todas as ferramentas para que as crianças sejam tratadas de forma igualitária. Desde o transporte, até a merenda escolar e um local com estrutura de segurança completa, com os gradis, a patrulha escolar e câmeras”, lembrou o prefeito.

Para a secretária de Educação Sonia Oliveira, a conquista é motivo de comemoração. “Ver o desempenho educacional de Gravataí aumentando nos dá um sentimento de dever cumprido. Nosso trabalho é voltado para a comunidade escolar e esse resultado nós vemos refletido nas crianças. Desde o início do nosso governo já crescemos 1,6 pontos no Ideb, alcançando os 5,7”. Dentre as escolas, a que teve a maior nota foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Idelcy Silveira, com 7,1.

Continua Depois da Publicidade

O Ideb

Criado em 2007, pelo Inep, o índice é formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O cálculo é feito a partir de dois elementos:
1 – Taxa de rendimento escolar (aprovação/reprovação, distorção idade/série);
2 – Médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)).

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Continua Depois da Publicidade

Sistema Aprende Brasil

Em 2014, Gravataí adotou o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, para alunos de 1º ao 5º ano. Trata-se de uma solução completa de educação que reúne livros didáticos integrados, assessoria pedagógica, plataforma de aprendizagem, sistemas de avaliação e gestão.

“Antigamente os alunos precisavam devolver os livros que eles recebiam das escolas. Hoje, com esse Sistema, cada criança recebe um conjunto de quatro exemplares que é seu. Ela pode utilizar da melhor forma para o seu aprendizado, com a orientação de uma professora ou professor capacitado”, ressaltou a secretária. Os professores, além do material pedagógico a que têm acesso, recebem ainda formações continuadas e suportes direto nas escolas, em sala de aula, com assessores especiais da Editora Positivo.

Continua Depois da Publicidade

O “Aprende Brasil” permite que os alunos da rede municipal tenham uma educação de qualidade, com mais igualdade. “Estamos criando cidadãos com uma perspectiva de futuro. Unificamos o currículo de todas as escolas que abraçaram essa nova proposta de ensino. Estamos andando de acordo com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirmou Sonia.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…