Governador assina decreto permitindo a abertura de restaurantes, lancherias, cabeleireiros e lojas de chocolate

Governador assina decreto permitindo a abertura de restaurantes, lancherias, cabeleireiros e lojas de chocolate
Continua Depois da Publicidade
Decreto assinado pelo Governador Eduardo Leite traz determinações para Hospitais e sobre a atuação dos Bombeiros. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul assinou um decreto permitindo a abertura de lojas de chocolate, lancherias, restaurantes e estabelecimentos que prestam serviços de higiene pessoal, como cabeleireiros e barbeiros. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (09).

Continua Depois da Publicidade

Pelo texto, para reabrir, os locais necessitam da autorização municipal, além de seguir regras de higiene e atendimento ao público para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Entres as normas estão a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual e manter uma distância mínima de dois metros dos clientes.

O decreto também determina que os hospitais, públicos e privados, devem registrar diariamente os dados atualizados referentes ao novo coronavírus no Sistema de Monitoramento do Covit-19. Devem ser indicadas a taxa de ocupação, o número de respiradores e de pacientes internados com suspeita ou já com o diagnóstico confirmado. Segundo Leite, com os dados, o Piratini poderá traçar novos planos para conter o coronavírus no RS.

Continua Depois da Publicidade

“O hospital que recebe um paciente com sintomas de síndrome respiratória terá todos os cuidados necessários, tratando-se ou não de um caso de coronavírus. No entanto, para o Estado, é imprescindível termos o controle de internações. Só assim teremos a noção exata da evolução da doença e poderemos adaptar nossas políticas públicas”, explicou o governador.

Outra mudança importante trazida pelo documento é sobre as atividades dos Bombeiros, como as relacionadas à emissão ou renovação de alvarás de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), colocadas como essenciais. Com a nova definição, estabelecimentos de todos os tipos podem ser abertos para a vistoria e a perícia dos bombeiros.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Comércio de Gravataí poderá funcionar normalmente durante período de Carnaval

Comércio de Gravataí poderá funcionar normalmente durante período de…

  O Sindilojas Gravataí informa que o Carnaval, que ocorre este ano entre 10 e 13 de fevereiro, não é considerado…
Feirão de empregos de Cachoeirinha ofertará vagas na indústria, comércio e serviços

Feirão de empregos de Cachoeirinha ofertará vagas na indústria,…

  No dia 27 de novembro, a Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), irá promover…
Em Gravataí, comércio pode funcionar normalmente no feriado de 12 de outubro

Em Gravataí, comércio pode funcionar normalmente no feriado de…

  No próximo feriado, dia 12 de outubro, o comércio poderá funcionar normalmente em Gravataí. Conforme o Sindilojas e o Sindec,…