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  • 27 de abril de 2020

GM em Gravataí mantém parada sua produção e não tem data para retomada

GM em Gravataí mantém parada sua produção e não tem data para retomada
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Foto: Fredy Vieira/JC/Divulgação

Desde o dia 13 de março, quando um decreto municipal autorizava o retorno da indústria em Gravataí, muitas empresas multinacionais sediadas no município reativaram sua linha de produção. Muitas delas continuam retomando de forma gradativa e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que regula as divisões de Saúde dos países.

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Entretanto, a General Motors (GM) mantém paralisada suas atividades em todo o mundo, incluindo na planta de Gravataí. Questionada sobre algum outro decreto que proibia o retorno, a empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que a paralisação se dá por dois principais fatores; a demanda de mercado, que por conta da pandemia, sofreu reajuste e pelo bem-estar dos funcionários, em comum acordo com os sindicatos no Brasil.

Sobre datas para retornar, a empresa salientou que também não depende de decretos governamentais, e que ocorrerá por uma série de questões a serem analisadas também pelos sindicatos, mas que no momento, não tem uma data. Na América do Sul, cerca de 19 mil colaboradores da montadora estão fora de suas atividades. Estima-se que em Gravataí, 5 mil não trabalham desde o acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí – Sinmgra.

Mesmo com as medidas, a General Motors (GM) vem auxiliando os governos em meio à pandemia. No município, além do empréstimo de veículos para a Prefeitura, em comodato, a planta virou uma oficina de respiradores, que são consertados pelos próprios funcionários que se colocaram à disposição como voluntários.

A nota oficial da marca ainda ressalta as condições acordadas com os funcionários, entre elas; a redução de cargas horárias e salários, suspensão de contratos de trabalho em regime de layoff e o adiamento de investimentos.

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Confira na íntegra. 

A GM vem tomando medidas que visam proteger a saúde dos colaboradores em meio à pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que busca alternativas para garantir o futuro do negócio. Neste sentido, foram implementadas medidas como banco de horas, férias coletivas, planos de redução de custos e, inclusive, adiamento de investimentos.

Todas as fábricas da GM no Brasil estão com produção paralisada desde a última semana de março.
Neste momento de crise sem precedentes que o Brasil e o mundo enfrentam e, num esforço para manter os empregos, a empresa acordou com os sindicatos outras medidas, que incluem lay-off e redução de jornada, ambas com impacto de redução salarial.

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O pacote foi aprovado pela ampla maioria dos empregados de todas as operações da GM no Brasil em São Caetano do Sul, São José dos Campos, Gravataí, Joinville, Sorocaba, Indaiatuba e Mogi das Cruzes em assembleia digital promovida pelos sindicatos dos metalúrgicos e inclui:

· Um programa de redução de jornada e salário para empregados que seguem trabalhando em home office, inclusive o Presidente e toda a liderança em diferentes percentuais:

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o Para empregados até nível de gerência: uma hora de redução na jornada diária com 12,5% de redução no salário;

o Para executivos de nível de diretoria e acima, o impacto será de 25% de redução no salário.

· Um programa de lay-off que impacta a maior parte dos empregados horistas e mensalistas de todas as área e níveis do Brasil com redução salarial entre 5% e 25% do salário de acordo com faixa salarial.

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Estas medidas terão duração inicial de dois meses com possibilidade de extensão, podendo ser canceladas em caso de retorno da demanda do mercado a uma situação de normalidade.

Importante ressaltar que essas medidas são emergenciais e temporárias, tendo como objetivo a preservação dos empregos, contribuindo com os esforços do governo federal e governos estaduais e municipais. Continuaremos a acompanhar a evolução do cenário e estaremos prontos para retomar as atividades assim que for possível.

 

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