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  • 2 de junho de 2020

Glorinha se torna pioneira no atendimento de telemedicina no RS

Glorinha se torna pioneira no atendimento de telemedicina no RS
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Foto: Assessoria de comunicação da Prefeitura de Glorinha/Divulgação

O aposentado Lauro Becker entrou para a história de Glorinha ao ser o primeiro paciente ao ser atendido virtualmente pelo doutor Dimitri Queiroz. Morador do Maracanã, o aposentado de 78 foi consultar sobre dores nos joelhos, porém, o seu atendimento foi por meio de um kit multimídia, por onde conversava e observava seu médico. Com exames encaminhados e a reconsulta agendada, o Seu Lauro aprovou o novo procedimento e ficou feliz por saber que foi o primeiro paciente da telemedicina em Glorinha.

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O procedimento teste ocorreu na manhã dessa terça-feira, 02, nas dependências da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria da Glória Ferrugem e contou com as presenças do prefeito Darci Rosa e do secretário municipal de saúde, Márcio Centeno. “Eu quis ver de perto essa tecnologia pois somos pioneiros no Estado, fico feliz que ocorreu tudo certo, pois em breve a telemedicina será um procedimento de rotina em nossa saúde pública”, revelou o prefeito Darci.

O objetivo é iniciar os atendimentos virtuais junto da Unidade de Saúde do Maracanã a partir do dia 15 de junho, onde será instalado um ‘toten’ de atendimento. “Em princípio, os moradores do bairro farão suas consultas na própria unidade de referência, enquanto os médicos poderão estar no Pronto Atendimento Synval Guazzelli (PA), na USF ou em outro lugar distante. Assim, evita-se o deslocamento de pacientes e médicos, resultando em mais comodidade para todos”, detalhou o secretário Márcio.

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Além do melhoramento na capacidade de atendimentos, outro fator importante é que o equipamento não custará nenhum real aos cofres do município. A iniciativa é da empresa Rede Sul que está aprimorando seu produto e visando o mercado nacional. Conforme o coordenador da empresa, Gustavo Correa, o projeto atende as normas do Ministério de Saúde sobre esse segmento. “Além do equipamento, há uma plataforma de dados na qual ficam disponíveis as informações de cada paciente aos médicos.

Como funciona?

A nova tendência de atendimento médico consiste em realizar consultas por meio virtual, facilitando os deslocamentos de médicos e pacientes, o que dá mais agilidade na obtenção de diagnósticos. Durante o serviço médico, um enfermeiro acompanha o paciente como mediador e auxiliar.

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