Giovani de Oliveira | Quem é o favorito para o GreNal? E por que é o Grêmio?

Giovani de Oliveira | Quem é o favorito para o GreNal? E por que é o Grêmio?
Continua Depois da Publicidade
Inter de Cuesta recebe o Grêmio que conta com o retorno de Matheus Henrique. Foto: Ricardo Duarte/Inter

Neste momento, muitos leitores colorados devem estar me xingando. Eu entendo, contudo, quero deixar claro que não estou dizendo que o Grêmio vai vencer o clássico, ou que o Inter é proibido de sair vitorioso. Digo, apenas, que, antes da bola rolar, vejo o lado azul chegando ao GreNal com um pouco mais de condições de conquistar a vaga do que os vermelhos.

Continua Depois da Publicidade

Me parece que, novamente, teremos um clássico muito parelho, e vejo os dois com aspectos importantes para terem confiança. O Inter tem a seu favor o fato de não ter conhecido derrota este ano, jogar diante de sua torcida – e o Beira-Rio costuma ser decisivo, além de encontrar um adversário carente de sua zaga titular – e como Geromel e Kannemann fazem falta ao time de Renato.

Contudo, as vantagens do tricolores para o confronto são muito importantes. Enquanto o Colorado segue com um olho no gato e outro no peixe, ou seja, joga o Gauchão, preocupado com a fase preliminar da Libertadores, o Grêmio, neste momento tem foco total no regional. Se na Zona Sul de Porto Alegre, terça-feira passada foi um dia de decisão, na Zona Norte, foi mais um dia de treino para o GreNal.

Outro fator importante para acreditar que o Grêmio chega melhor para o clássico é o sistema de jogo. Não estou dizendo aqui que o esquema de Renato é, necessariamente, mais eficiente que o de Eduardo Coudet. Mas o treinador gaúcho chegou em 2016 e seu time já tem a sua cara. “Ah, mas perdeu para o Aimoré”. É verdade, e jogou muito mal, mas o rendimento em clássicos costuma crescer, para as duas equipes.

Já o técnico argentino está promovendo uma revolução na forma de jogar do Internacional. Uma mudança muito importante sobre cultura de futebol, na qual eu acredito muito. Mas ainda é cedo, e seus atletas ainda estão assimilando. Vejam o exemplo do Rodrigo Lindoso. O volante fez uma bela temporada em 2019, mas no novo esquema ainda está perdido.

Continua Depois da Publicidade

D’Alessandro é outro exemplo, um craque, capaz de decidir partidas em um lance. O capitão colorado foi transformado por Coudet em segundo atacante, mas até agora, ainda está se adaptando. Em diversos momentos, a sua alma de meia fala mais alto e lá está ele, pedindo bola no meio para iniciar as jogadas. Enfim, o Inter de Coudet ainda não está pronto.

Me agrada o esquema com os laterais apoiando no ataque, mas em um sistema que ainda não está consolidado, o Inter corre sérios riscos com Everton e Alisson jogando nas costas de Rudinei e Moisés. Do outro lado, Guerrero pode ser o diferencial contra a dupla de zagueiros reservas do Grêmio, mas, este ano, o camisa 9 colorado ainda se ressente muito da falta de ritmo.

Continua Depois da Publicidade

Independente do favorito, pelo estilo de jogo, podemos ter um GreNal bastante aberto, como poucas vezes assistimos. E o melhor, é apenas o primeiro de um ano que tem quatro GreNais já confirmados, mas que pode terminar com a incrível soma de 13 clássicos disputados.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove ação de Páscoa 

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove…

  O Grupo Social Onze Solidário, ligado ao Grêmio Esportivo Onze Unidos, irá realizar uma ação de Páscoa com foco nos…
Gustavo, o menino atropelado que ganhou muito mais que atendimento na UPA de Gravataí

Gustavo, o menino atropelado que ganhou muito mais que…

  A paixão por um time de futebol, como muitos sabem, vem desde o nascimento. Com o Gustavo, de apenas 6…
Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças em Cachoeirinha

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças…

  Com objetivo de fazer mais de 500 crianças felizes, o Grupo de Ação Social Solidária do Onze Unidos promove uma…