Giovani de Oliveira | Morrer de fome ou morrer de doença? Não aceito nenhuma das duas opções

Giovani de Oliveira | Morrer de fome ou morrer de doença? Não aceito nenhuma das duas opções
Continua Depois da Publicidade
Manifestação pediu a reabertura do comércio. Imagem/Reprodução

Mais uma vez, estamos divididos. Temos um inimigo comum, o coronavírus, mas não conseguimos nos unir e é fácil de entender. Acreditamos ter que fazer uma escolha difícil, estamos todos apavorados com os acontecimentos dos últimos dias, e só queremos poder sobreviver.

Continua Depois da Publicidade

Aqueles que defendem o isolamento estão desesperados, não querem ver o sistema de saúde colapsar. Ninguém quer morrer de doença, seja a covid-19 ou outra moléstia que não possa ser tratada por falta de estrutura para atendimento. É um instinto básico, sobrevivência.

Aqueles que defendem a volta ao trabalho estão desesperados, não querem ver (alguns já estão vendo), a geladeira vazia. Ninguém quer morrer de fome, causada por não poder trabalhar e levar o sustento para a sua família, ver o filho pedir comida e não ter. Novamente, o instinto básico da sobrevivência.

Continua Depois da Publicidade

Como posso dizer que aqueles que enlouquecem ao ver as pessoas querer romper o isolamento estão errados? Eles sabem o que aconteceu nos outros lugares que seguiram por esta caminho, corpos e mais corpos sem vida. Também não posso de maneira alguma dizer que erra quem quer defender o pão de cada dia. O grande erro, para mim, está em seguirmos brigando, queremos a mesma coisa, como disse nos últimos três parágrafos, sobreviver.

Tá, todo mundo tá certo, e aí?

Sendo assim, precisamos dar dois passos para trás, tentar olhar o quadro como um todo. Não merecemos passar dificuldades, não ter o que comer, não ter um leito e um atendimento digno quando estivermos doentes. Mas o Brasil não está sozinho no mundo. Não precisamos inventar a roda, o que está sendo feito nos outros lugares?

Continua Depois da Publicidade

Japão e Coreia do Sul adotaram com sucesso o isolamento vertical, aquele que mantém apenas os grupos de risco isolados. Ok, mas não foi só isso. Os dois países orientais adotaram medidas muito agressivas e eficientes de testes rápidos e isolamento de todos que tivessem sintomas, até o diagnóstico definitivo. No Brasil, bem, não temos tantos testes. Em Gravataí, não temos testes.

Outras nações adotaram o isolamento horizontal, como governadores e prefeitos têm defendido que façamos por aqui. A grande diferença foi a política de distribuição de renda adotada. Diferente de outros países, esta medida aqui tem sido tímida. O Estado somos nós. O dinheiro que o Governo tem em caixa, somos nós que produzimos. E por mais que o Brasil não enfrente um momento de calmaria na economia, dispomos de reservas e precisamos usar, vivemos uma emergência sem precedentes históricos.

Continua Depois da Publicidade

Claro que não temos o poder de investimento dos Estados Unidos, mas podemos fazer a comparação respeitando a proporcionalidade. O programa de distribuição de Trump conta com o investimento de 12% do PIB norte-americano. No Brasil, o investimento é 2% do PIB, obviamente insuficiente.

Se o Governo Federal não investir pesado para socorrer o pequeno e o médio empresário, que não vai conseguir sobreviver a muito tempo parado, socorrer os trabalhadores, vamos seguir lutando para não morrer de fome ou de doença e provavelmente teremos as duas como causa mortis. Não consigo aceitar. Se o dinheiro do Governo é nosso, é o momento de ter  este dinheiro devolvido em forma de socorro. E é o momento de mantermos a paz entre nós.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

População de Gravataí é orientada a completar esquema vacinal contra a Covid-19

População de Gravataí é orientada a completar esquema vacinal…

Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19 no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde de Gravataí e…
Gravataí inicia vacinação da Covid em nova faixa etária de crianças com comorbidades

Gravataí inicia vacinação da Covid em nova faixa etária…

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a aplicação da primeira dose contra a Covid-19…
Vacinação contra a Covid é suspensa em Cachoeirinha e Gravataí

Vacinação contra a Covid é suspensa em Cachoeirinha e…

As secretarias municipais da Saúde de Cachoeirinha e Gravataí informaram, nesta sexta-feira (18/11), que, por causa do desabastecimento de doses da…