Giovani de Oliveira | Inter na Libertadores 2020, mais sorte do que juízo

Giovani de Oliveira | Inter na Libertadores 2020, mais sorte do que juízo
Continua Depois da Publicidade
Mesmo com a derrota em São Paulo, Inter garantiu a vaga na Libertadores 2020. Foto: Ricardo Duarte/Inter

A rodada de número 37 do Campeonato Brasileiro foi a síntese do Inter após a perda da Copa do Brasil, um time com mais sorte do que juízo. O Colorado enfrentou o São Paulo fora de casa, e embora o time do Morumbi seja um dos gigantes do país, como o próprio Internacional, em 2019, os paulistas abusaram da sorte e jogaram muito pouco. O problema é que os gaúchos também.

Continua Depois da Publicidade

Ao longo do Brasileirão, os dois times, junto com o Corinthians pareceram fazer um esforço para não disputar a Copa Libertadores da América de 2020. Mas no confronto direto, o tricolor paulista levou a melhor ou o Colorado conseguiu ser pior.

Sequência de erros em São Paulo

Zé Ricardo escalou. Patrick não vinha bem, deu lugar a Nonato, que era pedido pela torcida. Neílton, vinha mostrando um bom futebol pelo meio, o treinador então resolveu que seu lugar seria pelo lado. D’Alessandro, o mais lúcido daqueles que vestem vermelho, não retornou ao time titular. Zé explicou que queria o meia como alternativa para mudar o panorama do jogo, colocou o argentino quando seu time já perdia por 2×0.

Continua Depois da Publicidade

D’Ale entrou e fez uma bela jogada individual para dar início ao que seria o gol colorado, mas colocar um jogador de 38 anos para resolver quando o adversário tem dois gols de vantagem, fora de casa, é um pouco demais. É acreditar demais na sorte. Resultado: derrota, que garantiu o São Paulo na fase de grupos da Libertadores do ano que vem e deixou o Inter estacionado com 54 pontos. Para piorar, o Corinthians, que jogou mais cedo, venceu o Ceará em Fortaleza e chegou aos 56 pontos.

Sorte nos resultados paralelos

O Colorado terminou a quarta-feira em oitavo e com a vaga na pré-Libertadores em risco, estando na alça de mira do Goiás e do Fortaleza, dois times que estavam mortos na competição, mas ressuscitaram no Beira-Rio. Os cearenses jogaram no mesmo horário que o Internacional. Foram ao Rio de Janeiro, e na cidade maravilhosa, em um jogo não tão maravilhoso, ficaram no 0x0 com um Fluminense que de maravilhoso não tem nada. Se no Morumbi, o time de Zé Ricardo não se ajudou, na cidade abençoada pelo Cristo de braços abertos, a sorte favoreceu.

Continua Depois da Publicidade

Restava apenas o Goiás, que jogaria no dia seguinte, em também em São Paulo, contra um Palmeiras com treinador interino e que parece desejar apenas que 2019 acabe logo. Quem balançou as redes primeiro foram os goianos, mas o árbitro viu falta do ex-colorado Rafael Moura no início da jogada e anulou. Depois, o também ex-colorado, Lucas Lima deu um belo passe para Zé Rafael abrir o placar. O primeiro dos cinco gols que dariam a vaga ao Inter. Em determinado momento, o narrador chegou a gritar: “Gol do Palmeiras, gol do Inter”. Com a goleada palmeirense, o Goiás ficou nos 49 pontos e não pode alcançar o Inter na última rodada.

Mudança precisa ser rápida

Com a vaga conquistada aos trancos e barrancos, o Inter precisa correr para que a Libertadores 2020 não acabe antes mesmo da fase de grupos. O time, que provavelmente será comandado pelo argentino Eduardo Coudet, vai estrear na pré-Libertadores entre os dias 4 e 6 de fevereiro. A partida de volta será entre 11 e 13, na semana seguinte. Passando de fase, mais dois confrontos, nas duas últimas semanas de fevereiro vão decidir a vida colorada.

Continua Depois da Publicidade

Com isso, o novo técnico colorado terá que correr. Em menos de um mês o seu grupo voltará de férias, fará uma pré-temporada, tendo que recuperar a forma física depois das férias e das festas de fim de ano, e precisará assimilar a filosofia de jogo do novo treinador. Reforços que possivelmente cheguem, precisarão se adaptar rapidamente. O Inter corre contra o tempo.

Se em 2019, a sorte ajudou mais do que a competência, em 2020 o trabalho terá que ser rápido e eficiente para que fevereiro não transforme o ano colorado em uma longa quarta-feira de cinzas.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças em Cachoeirinha

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças…

  Com objetivo de fazer mais de 500 crianças felizes, o Grupo de Ação Social Solidária do Onze Unidos promove uma…
Gravataí Spartans estreia este ano no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 

Gravataí Spartans estreia este ano no Campeonato Brasileiro de…

  O time Gravataí Spartans está oficialmente confirmado no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano deste ano. Com previsão de partidas contra…
Giro Gremista | Grêmio planeja liberar jogadores para aliviar a folha salarial

Giro Gremista | Grêmio planeja liberar jogadores para aliviar…

É natural que a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro tenha tido como consequência uma drástica redução na arrecadação…