Fundação Sicredi inaugura o primeiro Espaço de Educação Financeira do país inspirado na Turma da Mônica

Fundação Sicredi inaugura o primeiro Espaço de Educação Financeira do país inspirado na Turma da Mônica
Continua Depois da Publicidade

 

Uma personagem que completa 60 anos e se mantém como uma das mais populares do Brasil, divertindo gerações em suas histórias ao lado dos amigos. Assim é a Mônica, criação de Mauricio de Sousa. Mas não há como falar dela sem lembrar do Cebolinha, da Magali, do Cascão, do coelhinho Sansão e muitos outros personagens que encantam os brasileiros há décadas. Essa turma é parceira do Espaço de Educação Financeira inaugurado pela Fundação Sicredi, na tarde desta terça-feira (7/11), em Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade
Desenlace da fita inaugural contou com a presença de gestores do Sicredi, de Marcelo de Sousa, filho do cartunista, e representantes de outras instituições parceiras da iniciativa. Foto: Divulgação/Fundação Sicredi

O local, situado junto ao Centro Administrativo Sicredi, na Avenida Assis Brasil, 3940, é o primeiro do país voltado à educação financeira para crianças, com acesso gratuito mediante agendamento. A Sicredi União Metropolitana RS, uma das 105 cooperativas de crédito que integram o Sicredi, com atuação em Porto Alegre e outros oito municípios da região (Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Canoas, Esteio, Glorinha, Sapucaia do Sul e Viamão), também é parceira do projeto e promoverá localmente o Espaço.

A participação dos personagens Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão alegrou não só as crianças participantes da inauguração, como também os adultos, que não hesitaram em tirar fotos com eles e nos ambientes, que recriam histórias da série de gibis e vídeos lançados pela Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Sicredi para promover a educação financeira para o público infantil. Essa parceria começou em 2019 e já resultou na distribuição gratuita de 7,8 milhões de revistinhas e mais de 27 milhões de visualizações dos vídeos.

Continua Depois da Publicidade
Espaço poderá ser visitado gratuitamente mediante agendamento. Foto: Giro de Gravataí/Especial
Recursos interativos auxiliam na abordagem do tema com as crianças. Foto: Giro de Gravataí/Especial

O Espaço possui acessibilidade e aposta na interatividade para ensinar às crianças temas fundamentais para organização financeira e consciência sobre o valor do dinheiro. Os cenários retratam situações e lugares descritos na série especial produzida por Mauricio de Sousa para a educação financeira. Tem mercado, transporte e cooperativa de crédito, por exemplo, o que possibilita, de forma lúdica, que a garotada compreenda a importância de administrar as finanças de maneira sustentável e evitar o endividamento.

São seis estações de aprendizagem, com percurso total de aproximadamente uma hora. O Espaço de Educação Financeira tem capacidade para receber cerca de 150 visitantes por dia. As visitas individuais ou de grupos acontecerão a partir do dia 13 de novembro, sempre entre 8h30 e 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados em conhecer o lugar devem fazer o agendamento pelo e-mail [email protected].

Continua Depois da Publicidade
Estações de aprendizagem são inspiradas na série especial produzida por Mauricio de Souza para educação financeira. Foto: Giro de Gravataí/Especial
Crianças ficaram encantadas com os cenários do local. Foto: Divulgação/Fundação Sicredi

Cerimônia de inauguração

Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), Fernando Dall’Agnese, destacou que o novo projeto está atrelado ao compromisso da instituição com ações que desenvolvam a educação financeira e que essa conscientização deve iniciar na infância. “Eu me preocupo com alguns dados que falam que 97% dos aposentados depende de alguma ajuda familiar. Podemos melhorar e muito esse índice, começando com a educação das crianças. Esse é um começo, ainda se tem muito para fazer daqui pra frente, e o Sicredi abraça essa causa. Que realmente possamos fazer o melhor para o dia de amanhã! É um desafio, mas, com certeza, ali adiante vamos ajudar as pessoas a serem mais prósperas e felizes”, relatou.

Continua Depois da Publicidade

O presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, salientou a alegria da Cooperativa em participar dessa iniciativa pioneira da Fundação Sicredi. “Promover a educação financeira está na essência do Sicredi. Todas as cooperativas estão fazendo oficinas gratuitas em escolas, entidades e empresas. Agora surge esse espaço, focando as crianças, que são o futuro”, comentou.

Presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow. Foto: Giro de Gravataí/Especial

No evento, a Mauricio de Sousa Produções foi representada por Marcelo de Sousa, filho do cartunista, e o diretor de licenciamento do grupo, Rodrigo Paiva, que ressaltou que “não existe melhor técnica do que a vivência para mudar um comportamento”. Segundo Paiva, nesse sentido, o Espaço de Educação Financeira, lúdico e interativo, cumprirá um papel imprescindível.

Continua Depois da Publicidade

Na solenidade de inauguração, o diretor presidente da Fundação Sicredi, Cesar Bochi, compartilhou com os convidados uma memória de infância que remete à educação financeira. “Eu queria comprar um relógio digital. Falei com meu pai, não deu. Na poupança, eu não tinha dinheiro suficiente. Voltei para casa e olhei meu patrimônio: um jogo, bolinhas de gude e meus gibis da Turma da Mônica. Fiz uma escolha, vendi o que tinha e comprei o relógio. Até hoje tenho o relógio guardado, não funciona mais. Como aquele ‘não’ foi importante”, frisou ao exemplificar que na ocasião teve uma lição sobre educação financeira. Bochi exaltou ainda que o local também oportunizará aos adultos aprenderem com as crianças, que costumam compartilhar os conhecimentos adquiridos nas atividades educativas.

Diretor presidente da Fundação Sicredi, Cesar Bochi, na solenidade de inauguração do Espaço de Educação Financeira. Foto: Giro de Gravataí/Especial

60 anos da Mônica

A inauguração do Espaço de Educação Financeira com temática da Turma da Mônica também integra as comemorações de aniversário da personagem. Em todo o país tem sido promovidas ações alusivas aos 60 anos da Mônica. No final de outubro, a capital do Rio Grande do Sul também recebeu uma versão gigante do Sansão. A instalação tem mais de 13 metros e ficará até o dia 15 de novembro na Orla do Guaíba.

Continua Depois da Publicidade
Crianças recebem dicas ao longo do percurso. Foto: Giro de Gravataí/Especial
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas