Frente Parlamentar é proposta em Gravataí para aumentar leitos e serviços hospitalares na região

Frente Parlamentar é proposta em Gravataí para aumentar leitos e serviços hospitalares na região
Continua Depois da Publicidade
Levantamento foi feito pelo vereador de Gravataí, Cláudio Ávila. Foto: Eduardo Torres/Especial 

Um levantamento feito pelo vereador de Gravataí, Cláudio Ávila, apontou que em dois anos, mesmo durante o período pandêmico, 81 leitos SUS foram perdidos entre os hospitais de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão. O dado é do DATASUS e faz parte dos relatórios do Ministério da Saúde.

Continua Depois da Publicidade

Foi a partir disso que o parlamentar apresentou nesta última quarta a proposta de abertura para uma Frente Parlamentar pela Ampliação de Leitos Hospitalares e Serviços de Saúde no Vale do Gravataí. 

“Este é um ano eleitoral, e certamente todos os candidatos ao governo estadual, presidência, ao Congresso ou à Assembleia terão a questão da saúde pública como ponto central dos seus programas de governo. É momento do parlamento de Gravataí ter protagonismo e buscar soluções concretas para um problema que é sentido diariamente pela população.

Continua Depois da Publicidade

O déficit de leitos vem acompanhado da falta de especialistas e das filas intermináveis por exames e consultas. O investimento no SUS para a região que tem a quarta maior economia do Estado precisa ser prioridade dos próximos governantes”, aponta o vereador.

Atualmente, o Hospital Dom João Becker, mantido pela Santa Casa, que também atende à saúde particular e de convênios, conta com 123 leitos SUS. São 11,5% a menos do que em abril de 2020, mesmo com a existência de uma pandemia neste período. Em uma cidade que beira os 300 mil habitantes, é evidente a insuficiência estrutural para atender à demanda, por isso, como reforça o vereador, é preciso tratar o tema regionalmente.

Continua Depois da Publicidade

“Temos na região dois hospitais 100% SUS, em Cachoeirinha e em Alvorada. Enquanto vemos em Gravataí a perspectiva de investimentos para ampliação e reestruturação do Dom João Becker, ainda sem que fique claro quanto disso será dedicado ao SUS, não temos uma posição do Estado ou da Fundação Universitária de Cardiologia sobre a perspectiva de ampliação de leitos. É um problema de toda a população da região”, argumenta o vereador.

Para que se tenha uma ideia, no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, há apenas 81 leitos SUS _ 42% a menos do que dois anos atrás _ para atender a um município de 132 mil habitantes e muito mais. A estimativa é de que quase 40% dos atendimentos são de pacientes de fora de Cachoeirinha. Destes, 86% são de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o vereador Cláudio Ávila, a intenção com a Frente Parlamentar é fomentar o debate e ouvir representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde, além dos gestores dos hospitais da região. E apresentar aos candidatos das eleições 2022 o que for diagnosticado neste trabalho.

“Há uma verdadeira caixa-preta da saúde, no município e fora daqui, que afeta a vida da população que mais precisa do poder público. Nosso esforço neste mandato é abrir esta caixa-preta, com a busca de informações para ajudarmos a encontrar soluções”, conclui Cláudio Ávila.

Continua Depois da Publicidade

Protocolado nesta quarta, o projeto de decreto legislativo agora será avaliado pelas comissões na Câmara de Vereadores antes de ser votado em plenário.

Confira a situação dos quatro hospitais da região: (dados DATASUS)

_ Hospital Dom João Becker: 123 leitos SUS (139 leitos SUS em abril de 2020)

_ Hospital Padre Jeremias: 81 leitos SUS (141 leitos SUS em abril de 2020)

Continua Depois da Publicidade

_ Hospital de Alvorada: 90 leitos SUS (97 leitos SUS em abril de 2020)

_ Hospital Caridade de Viamão: 277 leitos SUS (275 leitos SUS em abril de 2020)

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às fortes chuvas

Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às…

  Em uma última atualização da Defesa Civil, Cachoeirinha contabilizava 35 famílias desalojadas por conta das fortes chuvas que atingem todo…
Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Cachoeirinha promove campeonato de futebol com atletas acima dos 50 anos

Cachoeirinha promove campeonato de futebol com atletas acima dos…

  No domingo (21), teve início o Campeonato Municipal Flash Sports Master 50 de Futebol, em Cachoeirinha. Organizada pela Secretaria Municipal…