• Geral
  • 21 de janeiro de 2022

Fim de semana será de calor excessivo com recordes históricos

Fim de semana será de calor excessivo com recordes históricos
Continua Depois da Publicidade
Calorão vai permanecer ao longo do dia. Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

A MetSul Meteorologia alerta para calor excepcional no Rio Grande do Sul nos próximos dias com a intensificação de uma massa de ar extremamente quente e persistente sobre o estado. A onda de calor que já derrubou recordes e estabeleceu marcas históricas entrará no seu período de maior intensidade com novas marcas muito raras ou mesmo inéditas em diversos municípios gaúchos.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a MetSul, o recorde oficial de maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul pode ser ameaçado. A marca é de 42,6ºC e foi observada em Alegrete em 19/1/1917 e em Jaguarão em 1º de janeiro de 1943. Estações meteorológicas particulares no interior gaúcho, em particular no Noroeste, têm há dias indicado máximas tão altas quanto 43ºC a 44ºC, entretanto somente temperatura observada oficialmente em equipamentos do Instituto Nacional de Meteorologia são computadas para fins de recorde na climatologia histórica.

Balanço da MetSul aponta que várias estações já atingiram recordes e marcas históricas nesta onda de calor. Porto Alegre, que possui dados desde 1910, anotou no último domingo (16) uma máxima de 40,3ºC. Foi a quarta maior máxima oficial na cidade em 112 anos de observações e apenas a terceira vez no último meio século, desde que os registros passaram a ser feitos no Jardim Botânico, em que a capital gaúcha anotou máxima acima de 40ºC. O recorde é de 40,7ºC de 1º de janeiro de 1943 e que por pouco não foi igualado em 6 de fevereiro de 2014 com 40,6ºC.

Continua Depois da Publicidade

As máximas previstas para o fim de semana vão ficar cerca de 10ºC ou mais acima das médias máximas históricas do mês de janeiro. “Trata-se de um desvio incomum e que somente se observa nesta época do ano em ondas de calor que marcam história e entram para a estatística como as mais intensas”, observa a meteorologista Estael Sias. “A temperatura em algumas cidades deve atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas pela excepcionalidade do calor previsto que trará máximas sem precedentes em várias décadas e talvez até um século”, resume a especialista da MetSul.

Até quando vai o calor extremo?

“Não acaba tão cedo”, diz a meteorologista Estael Sias. O calor deve até ceder em quase todo o Rio Grande do Sul no começo da próxima semana com mais nuvens e instabilidade, contudo ao menos até terça ou quarta o calor seguirá intenso na maioria das cidades gaúchas. Os dados apontam a possibilidade de na quarta uma frente fria avançar pelo território gaúcho com chuva e temporais, rompendo com o bloqueio atmosférico da onda de calor e trazendo o tão esperado alívio.

Continua Depois da Publicidade

Para Gravataí, a MetSul apresenta previsão de máxima chegando aos 43ºC no sábado e 44ºC no domingo. No entanto, em entrevista ao Giro de Gravataí, Estael Sias explica que o prognóstico apresentado no site indica o cálculo do modelo americano, que tem superestimado as temperaturas. “Acredito que dê uma diferença de dois ou três graus para menos”, explicou a meteorologista.

*Informação de MetSul Meteorologia: https://metsul.com/alerta-de-calor-excessivo-e-raramente-visto-com-recordes-historicos/

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…