Filha de caseiro do Cerâmica ficou sabendo que seu pai faleceu com covid-19 pelo motorista da funerária

Filha de caseiro do Cerâmica ficou sabendo que seu pai faleceu com covid-19 pelo motorista da funerária
Continua Depois da Publicidade
Laudo foi emitido às 18h08 para a familiar, mas o resultado do exame foi divulgado ainda pela manhã.

Adrielle, filha do caseiro do Cerâmica, Luiz Gustavo Herreira Morel, de 49 anos, que faleceu na tarde de segunda-feira (22) por conta da covid-19, só ficou sabendo que o pai havia contraído a doença no fim da tarde do dia 23. Ela recebeu a informação pelo motorista da funerária que buscou o corpo do “Uruguaiana”, como era conhecido pelos amigos e pessoas com quem trabalhou.

Continua Depois da Publicidade

Ainda na manhã de terça (23), a Prefeitura de Gravataí divulgou que a cidade registrava a oitava morte por coronavírus. Após a publicação, o Giro de Gravataí e outros veículos de notícias da cidade noticiaram a situação e o telefone de Adrielle não parou de tocar. Conhecidos começaram a associar Uruguaiana com o paciente relatado. Com o atestado de óbito em mãos, emitido antes do resultado do exame, para possibilitar o encaminhamento das questões funerárias, ela acreditou que não tratava-se do seu pai.

Sem saber que também poderia estar com o coronavírus, por conta da convivência com o pai, Adrielle passou o dia resolvendo questões burocráticas, andando pelo centro de Gravataí. Ela ainda pediu ajuda de amigos para levantar fundos que a possibilitassem ir para Uruguaiana, onde o pai seria velado.

Com os inúmeros questionamentos sobre a causa da morte do pai, Adrielle buscou confirmações no Hospital Dom João Becker, e, diversas vezes, recebeu a resposta que a instituição não poderia lhe passar informações. “A gente praticamente fez plantão no hospital, pedindo informações e eles não nos deram”, relatou.

Resposta definitiva veio apenas no final da tarde

A jovem só obteve uma resposta definitiva após às 18h, pelo motorista da funerária. Ela ainda lembra o que o trabalhador disse. “O teu pai estava dentro de um saco, em um container”, revelou. Segundo Adrielle, o profissional ainda disse que por protocolo, não haveria velório.

Continua Depois da Publicidade

Nervosa, a moça novamente questionou funcionários do Dom João Becker até que finalmente recebeu a confirmação e teve acesso ao exame do pai. O laudo, emitido às 18h08 mostra que o resultado foi liberado às 9h55.

Adrielle informa que conversou com um homem, que seria da administração do Hospital Dom João Becker, mas de quem ela não recorda o nome. Segundo ela, o profissional reconheceu que houve um erro na comunicação, que ela deveria ter sido informada antes e recomendou o resguardo “Ele me disse que até aquele momento, se eu estivesse infectada, eu não poderia ser responsabilizada, mas que agora era para ficar no isolamento. Depois, a Vigilância Sanitária também entrou em contato comigo, orientando a quarentena”, contou.

Continua Depois da Publicidade

Contraponto

Questionada pela reportagem sobre a demora para em informar à filha que o paciente tinha sido confirmado com coronavírus, a assessoria de imprensa do Hospital Dom João Becker respondeu por meio de nota. No texto, a instituição afirma ter seguido o padrão para este tipo de caso e que a notificação deve ser feita pela Vigilância Sanitária.

“A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, mantenedora e administradora do Hospital Dom João Becker, ciente da repercussão do falecimento de L. G. H. M., informa que cumpriu todos os procedimentos padrão para este tipo de ocorrência. No tocante à notificação do óbito por Coronavírus, cabe à prefeitura municipal, por meio da Vigilância Sanitária, entrar em contato com a família para questões de protocolo técnico. A Santa Casa segue sua política de não tornar público informações pessoais de seus pacientes”.

Continua Depois da Publicidade

Nossa equipe entrou em contato com a coordenação da Vigilância Sanitária do município, que informou que só poderia responder aos nossos questionamentos com autorização da Secretaria de Comunicação. Até o fechamento desta matéria, os esclarecimentos não haviam sido autorizados.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Sogil disponibiliza transporte gratuito para pessoas que desejam doar sangue

Sogil disponibiliza transporte gratuito para pessoas que desejam doar…

  Nesta quarta-feira (27), a Sogil, em parceria com o Hospital Dom João Becker, irá disponibilizar o Ônibus Social para as…
Novo hospital em Gravataí; projeto existe, mas é preciso captar recursos para a obra

Novo hospital em Gravataí; projeto existe, mas é preciso…

  Após a circulação de informações sobre suposto investimento na construção do segundo hospital de Gravataí, a Santa Casa de Misericórdia…
Exame com cápsula endoscópica é realizado pela primeira vez em Gravataí

Exame com cápsula endoscópica é realizado pela primeira vez…

  Pela primeira vez em Gravataí, o Hospital Dom João Becker realizou um exame com a cápsula endoscópica, que não requer…