Festival da Palavra vai espalhar cultura por Cachoeirinha

Festival da Palavra vai espalhar cultura por Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
Escritora Rosane Castro será uma das participantes do evento. Foto: Divulgação

De 12 a 16 de outubro, período que inclui as comemorações de Dia das Crianças e do Professor, será promovido o 1º Festival da Palavra, em Cachoeirinha. O evento é uma realização do Instituto Cultural e Social Ágora em parceria com entidades locais e artistas.

Continua Depois da Publicidade

A programação, que será gratuita e reunirá escritores, músicos, entre outros profissionais, acontecerá na sede da instituição organizadora e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fausta Teixeira. Também estão previstas intervenções visuais em vários pontos da cidade e o Seminário Letramentos, desenvolvido em conjunto com o campus de Rolante do Instituto Federal RS.

A presidente do Ágora, Sônia Zanchetta, coordena o bloco de atividades denominado A Palavra Escrita, que proporcionará encontros com os autores Tino Freitas, Rosane Castro, Gláucia de Souza, Antônio Schimeneck, Cláudio Levitan, José Falero, Marô Barbieri, Gilberto Fonseca, Vinicius Brasil (Guerreiro Poeta), Chris Dias e Eliandro Rocha. Uma oficina de poesia com Gláucia de Souza e de minicontos com Ana Mello são organizadas, assim como sessões de autógrafos e venda de livros.

Continua Depois da Publicidade

O bloco A Palavra Cantada, cuja coordenação é da produtora cultural Roze Paz, tem confirmadas apresentações das bandas Terra Brasilis e Garnet Bluzzers, Tom Amorim (voz e violão), Demétrio Xavier (voz e violão), Luciano Pinto (voz e violão), Marcos Delfino (voz e violão), Luana Bonfim (voz e violão), Chico Bianchi (voz e violão) e Jack Lobbo (voz e guitarra). Outra atração será uma oficina sobre letra de música com Arthur de Faria.

A Palavra Falada terá uma programação com o espetáculo Poetas Vivos, da Arte Suburbana, um sarau com o Sopapo Poético e oficinas de rádio e produção de conteúdos. As ações são coordenadas, respectivamente, por Jordana Farias, Associação Negra de Cultura e Projeto Jovem Locutor, de Luiz Inácio de Oliveira.

Continua Depois da Publicidade

Quem aprecia o teatro de bonecos precisa conferir o bloco de atividades A Palavra Encenada. Serão apresentados os espetáculos O menino sonhador e A banda do Serafim, com o Grupo Pregando Peça, Contos da floresta e A aposta do gaúcho, com o grupo Fantomania Teatro de Bonecos. Na edição também haverá A Palavra Bordada, composta por mostra de ilustrações, frases e poemas bordados, além de oficina, sob a coordenação de Iris Nunes.

Na área A Palavra que Cura, o festival vai promover palestras com a neurocientista Elvira de Souza Lima e com o psicanalista e escritor Celso Gutfreind. Outra ação programada é a apresentação de alguns resultados da pesquisa sobre Saúde Mental Comunitária, realizada pela professora universitária Bruna Seibel e estudantes. Quem coordena esses trabalhos para a edição é a psicóloga e psicopedagoga Jeani Corrêa Barcelos.

Continua Depois da Publicidade

Também participam do evento o editor do site Nonada, Rafael Gloria, que coordenará um debate sobre jornalismo independente e fake news (A Palavra pela Verdade), e o designer e grafiteiro Alexandre Lopes da Silva Soares, que ministrará uma oficina (A Palavra no Muro).

Histórias em quadrinhos também terão espaço no evento, com a participação de Márcio Rampi, Deyvy Costa e Cris Petersen, em programação coordenada pelo colecionador André Alves. Uma oficina é planejada por Romir Rodrigues (A Palavra no Balão). Os contadores de histórias Kalunga, Léla Mayer e Leila Pereira, mediados por Rosane Castro (A Palavra Encantada), também são presenças confirmadas.

Continua Depois da Publicidade

O bloco nomeado A Palavra não dita se baseará em trabalhos dos cartunistas Alisson Afonso, Augusto Bier, Celso Schröder, Edgar Vasques, Eugênio Neves, Fernando Uberti, Leandro Hals, Jô Xavier, Francisco Juska, Luciano Kayser, Lancast, Lu Vieira, Máucio, Moacir Gutterrez (Moa), Paulo Vilanova, Rafael Correa, Rafael Sica, Rodrigo Rosa, Ruben Castillo, Santiago, Vicente Marques e Anibal Bendati (in memorian).

O festival prevê ainda bate-papos sobre humor gráfico, com os Grafistas Associados do RS (Grafar) e o Jornal Grifo, Edgar Vasques, Rafael Correa e Eugênio Neves. O Coletivo Sementes vai liderar um debate sobre questões ambientais (A Palavra em Defesa do Meio Ambiente).

O projeto do evento foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado, mas o Instituto Ágora busca apoiadores. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone 99116-9040.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Instituto de Cachoeirinha promove oficinas para construção de dioramas

Instituto de Cachoeirinha promove oficinas para construção de dioramas

O Instituto Cultural e Social Ágora, de Cachoeirinha, vai promover em março oficinas gratuitas para construção de dioramas, que são semelhantes…